No aniversário de 31 anos do PT, a maior surpresa ficou por conta da oficialização da entrada do PP, de Anderson e Luiz Carlos Grecco, na composição que apóia a pré-candidatura de Maria Inês às Eleições 2012, uma especulação que, de conversa distante, virou realidade.
Mostrando confiança, Luiz Carlos falou sobre sua ligação com a legenda, que vem de longa data: “em 1978, participei de um debate promovido pelo Diário do Grande ABC, o Lula estava formando o PT, eu era da ARENA (Aliança Republicana Nacional), no início da era do pluripartidarismo. Tenho orgulho de ter participado, mesmo sendo do partido antagônico, daquele momento”, afirmou, antes de ressaltar que a união não vai contra a premissa da legenda: “para a cidade ser progressista, é preciso ter a união dos esforços”.
Além disso, o patriarca fez uma constatação interessante sobre o atual quadro pré-eleitoral: “os dois pré-candidatos contrários, na verdade são de situação. Um esteve lá o tempo todo e só saiu agora. Outro é o atual vice. A alternativa está aqui”. Anderson Grecco, presidente da legenda, também exaltou a nova composição, destacando que o fato de ter aberto mão de sua candidatura não significa a posição de vice para a legenda. Segundo ele, este posto “não necessariamente será do PP. A idéia é abraçar o projeto que está sendo defendido por este grupo e estamos 100% motivados nisso. A questão do vice será definida mais para frente, dentro do contexto que será analisado por todas as legendas”.
Do lado petista, a chegada do PP foi vista com alegria e confiança. O presidente do partido, engenheiro Antônio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, afirmou que o novo fato será importante para todo o contexto político: “o PP vem compor uma aliança que estamos buscando há algum tempo. As idéias somadas dos partidos servirão para promover debates políticos a fim de melhorar a cidade, já que irá abranger também a outro grupo até então distante, trazendo mais pontos de vista, o que irá melhorar a qualidade das conversas”.
Por fim, a pré-candidata Maria Inês também exaltou a nova parceria: “o Luiz Carlos (Grecco) foi meu colega de trabalho, fomos professores e diretores de escola juntos e sempre pudemos contar com ele em várias discussões como uma pessoa ativa enquanto sociedade civil. É um reforço e uma conquista muito importante para nossa aliança”.