Povos Indígenas e Combate à Dengue foram temas das Oficinas com Famílias PAIF

Além do conteúdo informativo, a ação contou com a entrega do hortifruti ao grupo de munícipes assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

Nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de abril, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), geridos pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, realizaram as reuniões mensais com grupo de munícipes assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Além das oficinas temáticas – Povos Indígenas (CRAS Centro e Quarta Divisão) e Combate à Dengue (CRAS Jardim Caçula e Ouro Fino) – a ação marcou também a entrega do hortifruti.

Contando com a presença da Cacica Jaqueline Cardoso de Carvalho do povo Pataxó Hã Hã Hãe, etnia Kariri Sapuya, e lideranças, a Oficina sobre os Povos Indígenas foi proposta pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Além de quebrar a cultura de que abril é ‘mês do índio’ como uma figura ‘fantasiada’, a Cacica compartilhou um pouco sobre a história das 27 famílias indígenas que residem no bairro Santa Luzia. “Foi preciso lutar para que nossos direitos fossem respeitados em ambiente urbano”.

A ação contou com a presença da secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu, e João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, coordenador da Promoção da Igualdade Racial.

O PAIF oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a, benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.

Além do conteúdo informativo, a ação contou com a entrega do hortifruti ao grupo de munícipes assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

 

Compartilhe

Comente

Leia também