O ano de 2016 é especial, pois é Bissexto, ou seja, um ano em que o mês de fevereiro tem 29 dias. Veja algumas curiosidades sobre este ano:
Você sabe porque existem os anos bissextos?
O ano bissexto foi instituído porque cada ano não tem 365 dias exatos. Na verdade, o período em que a Terra completa uma volta em torno do Sol é de 365 dias e 6 horas. Ou seja, o ano bissexto foi a maneira que os astrônomos encontraram de compensar a defasagem que ocorria. Então, a cada 4 anos, acrescenta-se 1 dia. E o dia 29 de fevereiro foi escolhido para ser adicionado ao nosso calendário.
Quando foi criado?
O primeiro a reformar a contagem de tempo foi o imperador romano Júlio César, ainda em 46 a.C. Quando decidiu que os bissextos eram todos os anos múltiplos de 4. Porém, a regra mais precisa veio com o calendário gregoriano em 1582: São bissextos os anos múltiplos de 4, mas que não sejam múltiplos de 100. Com exceção dos múltiplos de 400.
Por que o mês de fevereiro?
No chamado calendário juliano, o último mês do ano era fevereiro. Por isso, o “bônus” caiu exatamente nesse período, como acontece até hoje. A diferença é que o dia extra não era o último do mês, mas o sexto dia antes do mês de março, que era contado duas vezes. Essa é a origem do nome Bissexto.
E quem nasce no dia 29 de fevereiro?
Oficialmente o dia 29 de fevereiro, embora ocorra a cada quatro anos, é tratado como uma data igual às outras pelos cartórios de registros. A orientação é seguir as regras adotadas todos os dias do ano. Quem nasce em 29 de fevereiro é registrado com data de 28 ou de 1º de março.