Por melhor atendimento, UPA reduz pela metade o número de pacientes

Após retomar a postura original de atendimento na UPA, os números de ocorrência registraram queda de aproximadamente 50%. Esses dados fazem parte de um balanço da Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, obtido pelo Mais Notícias com exclusividade.

Desde o dia 01 de agosto deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires decidiu seguir estritamente o direcionamento de atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, isto é, só atender apenas a casos de urgência e emergência, direcionando situações mais simples para UBS’s. Com isso, enquanto em maio deste ano foram atendidos 10.841 pacientes, em agosto o número caiu para 6.178 casos.

“A população está sendo reeducada quanto à finalidade da UPA. Não negamos atendimento a ninguém, apenas seguimos o que o Sistema de Saúde Público rege, que unidades como essa servem para atendimentos emergenciais”, afirmou o Secretário de Saúde, Carllos de Jesus.

Números – Segundo a Prefeitura, os municípios que mais “exportam” pacientes são Mauá, Rio Grande da Serra e Suzano. Em abril desse ano, munícipes das três cidades representaram demanda de 2.120 pacientes, 25% da demanda por atendimento do mês. Em agosto, esse número caiu basicamente pela metade, chegando a 1.142, 18,5% da demanda.

O prefeito Saulo Benevides defendeu a medida: “Tomamos essa atitude para melhorar a qualidade do atendimento na UPA. Paralelamente, reforçamos os serviços das UBS’s, estendendo inclusive o horário de atendimento da UBS Central. Nós estamos preparados para atender nossa população. Quem precisar de uma consulta simples com um clínico, por exemplo, pode conseguir no mesmo dia ou entrar na fila de no máximo um dia em qualquer UBS”, revelou o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

Veja o quadro que mostra a evolução dos números entre os meses de fevereiro e agosto deste ano:

balanço de atendimentos upa

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