No próximo dia 14 de março, às 14h na Câmara Municipal de Ribeirão Pires será realizado um Debate Ambiental, convocado pelo Conlutas e aprovado pelo Condema, sobre a retirada de água da Represa Billings para suprir as necessidades do Sistema Cantareira.
De acordo com José Lima, militante político local e membro da Sociedade Civil, “a Sabesp não vai querer retirar água da Billings por que o tratamento vai sair muito caro. Eles vão acabar usando a água do Rio Grande”.
Ainda de acordo com Lima, o ideal seria cobrar as autoridades locais e regionais para que sejam cumpridas as regras estabelecidas na Lei da Billings. “Esse debate servirá para isso. Precisamos fazer valer essa Lei; recuperação e tratamento da água, se não logo mais teremos na Billings um outro Cantareira”, diz, mencionando que ninguém tentou prever o que poderia acontecer.
Para o debate, foram convidados Condemas (Conselhos Municipais de Meio Ambiente), Sindicatos e organizações como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para discutir a melhor maneira de serem feitas estas exigências. A Dr. Thelma Cavarzere, ex-promotora em Ribeirão Pires também foi convidada.
A ideia também é organizar uma frente para uma possível reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O debate é aberto ao público.