Programa faz parte de uma série de iniciativas que visam proteger o meio ambiente
O Pomar Público Urbano da Câmara de Ribeirão Pires a cada dia atrai um número maior de pássaros que buscam se alimentar dos frutos das árvores plantadas no local. Recentemente, tucanos “adotaram” o Pomar para realizar sua alimentação. Rolinha, pássaro-preto, sabiá e beija-flor já compartilham do dia a dia do espaço.
Instalado em 2021 na Casa de Leis, o Pomar é uma iniciativa onde árvores frutíferas brasileiras ganham espaço, enquanto o concreto sai de cena. Além dos pássaros, a comunidade também pode usufruir do Pomar, que conta com diferentes frutos. É chegar, conferir se está maduro e colher o Araçá-vermelho, Araçá-miúdo, o Cambuci, a Cereja-do-rio-grande, a Pitanga ou a Grumixama.
Integra as ações o projeto Asas com Liberdade, que consiste em usar gaiolas abertas para alimentar os pássaros com frutas e ração, contribuindo para a educação ambiental e alertando sobre a necessidade de proteção da fauna.
Os projetos fazem parte de um novo conceito adotado pelo Legislativo, o “Câmara 2030”, que visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil proposto na Agenda 2030 das Nações Unidas. Ao longo deste ano, o Legislativo contará com a geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e piso drenante, arborização frutífera com o plantio de 21 novas árvores adultas e frota de automóveis elétricos (gradativo).