Pit’s Ales vai tratar o pitbull James

Cachorro agressivo estava sob cuidados da prefeitura de Ribeirão Pires há sete meses

Finalmente a prefeitura de Ribeirão Pires conseguiu um destino justo para o pitbull James. O cachorro de comportamento anti-social, que estava sob cuidados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desde setembro do ano passado, seguiu nesta terça-feira (30) para ser tratado no projeto Pit’s Ales, em São Paulo. Liderada pelo protetor Alessandro Desco, a instituição é especialista em resgate, tratamento, socialização e adoção de pit bulls. A partir de agora, o cachorro passará por treinamentos de disciplina e reeducação e, posteriormente, será encaminhado para adoção.

James foi recolhido das ruas da cidade por ser agressivo e levar perigo à saúde pública. Foi castrado, vacinado e estava há sete meses no Centro de Zoonoses, onde recebeu um trabalho de disciplina e socialização, porém, aceitava pouco o manejo de adestramento, ficava extremamente agitado com estranhos e outros animais por perto. “É um cachorro muito explosivo, com muita energia. Não aceita conviver com ninguém e com nenhum outro bicho por perto. Não estávamos conseguindo encontrar um perfil seguro de adotante e constatamos que precisávamos de um especialista em tratar especificamente da raça”, observou o protetor Marcus Leap, do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires.

Durante esse período, foram feitas diversas campanhas de adoção para James. Alguns interessados até apareceram, mas o comportamento do cachorro inviabilizou os processos. Diante de todas essas dificuldades, chegou-se até a cogitar a eutanásia do cachorro como último recurso, uma vez que a prefeitura tinha respaldo jurídico para isso e o prazo judicial de permanência na Zoonoses havia extrapolado. Porém, a equipe da CCZ não mediu esforços para evitar esse fim. Liderou uma forte mobilização nas redes sociais, o que começou a mudar o destino de James. Essa campanha sensibilizou o projeto Pit’s Ales, que resolveu visitar a cidade para conhecer o pit bull. “Estamos muito felizes porque agora o James está nas mãos de quem realmente conhece a raça e sabe trabalhar sua socialização”, celebrou Marcus Leap.

O resgate do pit bull pelo protetor Alessandro Desco e a equipe do projeto Pit’s Ales foi acompanhada de perto pela secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, do secretário de Saúde, Audrei Rocha e do vice-prefeito, Amigão D’orto, que concordaram com a extensão do prazo de permanência do animal no CCZ até realização da visita de hoje.

Equipe do projeto Pit’s Ales com o vice-prefeito, Amigão D’orto, secretário de Saúde, Audrei Rocha e o protetor Marcus LeapProtetor Alessandro Desco, do projeto Pit’s Ales, com o cachorro James

Equipe do projeto Pit’s Ales com o vice-prefeito, Amigão D’orto, secretário de Saúde Audrei Rocha e o protetor Marcus Leap.

Alessandro Desco começou o processo de reeducação de James ainda no CCZ em Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também