De acordo com a visão política da cidade, Rio Grande da Serra progrediu 40 anos em seis, tempo em que o prefeito Adler Teixeira, o Kiko (PSDB), esteve no comando. A atual gestão foi eleita nas últimas eleições com mais de 80% dos votos, representando um alto índice de aprovação. Aliada à Prefeitura, a Câmara Municipal vem desempenhando um papel fundamental em todo o processo de desenvolvimento da cidade. Waldemar Perillo (PSDB), atual presidente da Casa de Leis, acredita que o trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo possibilitou o progresso e, neste ano em que Rio Grande da Serra comemora 47 anos de independência política, o parlamentar destaca alguns pontos de interesse quanto ao futuro da “Pérola da Serra” do ABC.
Waldemar acredita que muito foi feito em infraestrutura, porém, reconhece que há uma necessidade constante de desenvolvimento. “Temos obras paradas por falta de paralelepípedo. Existe uma exigência do Meio Ambiente quanto à procedência da pedra e, por isso, algumas obras estão paradas”. Mesmo assim, neste mês, a cidade receberá a conclusão de pavimentação de diversas vias.
Como vereador, Perillo avalia que o atual estado em que se encontra Rio Grande da Serra seja o resultado do trabalho intenso envolvendo vereadores e secretários municipais. “Nós transformamos a cidade. Nunca imaginávamos que alcançaríamos esse ponto”. E o avanço continua: “Daremos início na coleta de esgoto e até 2014 teremos um sistema eficaz de coleta e tratamento; O novo prédio da Câmara deverá ser construído ainda esse ano; Haverá um aumento no efetivo policial; A Prefeitura está reajustando os benefícios dos servidores públicos sem acréscimo nos descontos (reajuste no convênio médico e o pagamento da taxa de insalubridade). Estou feliz com o crescimento”.
Quanto às reclamações levantadas pela oposição, o vereador defende: “A oposição não vê o que há de bom, mas critica o que tem de ruim. Eu creio que para eles o quanto pior, melhor”.
Rio Grande da Serra ainda tem muito espaço para se desenvolver. Educação e Saúde são dois temas que vem sendo preocupação na cidade, inclusive do governo. “Nosso maior obstáculo é melhorar a Educação e a Saúde, pois temos muito que fazer. Já realizamos muito, quando assumimos a cidade, não tínhamos ambulâncias. Hoje são 17 e mais cinco outros carros usados para transportar pacientes para outros hospitais. Nosso desafio com a saúde não é local, é um problema de nível nacional”, comenta o tucano.
Waldemar Perillo espera continuar colaborando com o município. Não tem intenções de concorrer ao posto de prefeito, mas aponta que a cidade precisa de alguém que conheça os problemas locais e saiba como continuar com o ritmo de desenvolvimento.