Peça teatral sobre trânsito acontece em escolas municipais de Ribeirão Pires

Prefeito Clóvis Volpi assistiu, junto com os alunos, apresentação da manhã desta terça-feira na Escola Municipal Yoshihiko Narita

Desde a última semana, a Prefeitura de Ribeirão Pires deu início às apresentações teatrais voltadas às comemorações da Semana Nacional de Trânsito na cidade. Nesta terça-feira, dia 21, o prefeito Clóvis Volpi assistiu, junto aos alunos da Escola Municipal Yoshihiko Narita, a apresentação lúdica realizada na unidade. Também estiveram presentes os secretários municipais, Rosi Ribeiro de Marco e Coronel Carmo Júnior; e o Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Guto Volpi.

Várias escolas municipais receberão, até o final de Setembro, a peça “O errado e o certo no trânsito dos insetos”, apresentada pela Companhia Sopa de Comédia / Edna de Castro Sousa – ME. Voltado para o público infantil e infanto-juvenil, o espetáculo trabalha de forma lúdica diversos conceitos de boas práticas no trânsito, seja no papel de pedestre ou no papel de condutor. O projeto acontece em parceria entre as secretarias de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil e de Educação.

“Assistir junto com os nossos alunos a essa apresentação teatral é um prazer. O bom humor e a linguagem lúdica é fundamental para abordar questões tão sérias com as crianças, pois é dessa forma que criamos futuros cidadãos ribeirãopirenses com respeito ao próximo e com valores muito importantes, que serão levados por toda a vida. Além, é claro, de se tornarem multiplicadores deste conhecimento, levando para dentro de casa em conversas com os pais, avós e familiares tudo o que estão aprendendo na escola sobre um trânsito seguro”, declarou o prefeito Clóvis Volpi.

A aluna Kimberly de Souza, de oito anos, garantiu que vai falar bastante sobre a peça em casa. “Vou contar para minha mãe que é preciso olhar pelos cantos dos olhos na hora de atravessar a rua para não acontecer um atropelamento. E também contar que meu personagem favorito foi a Joaninha”, disse a garota, logo após assistir o espetáculo.

Outras unidades escolares municipais também receberão a peça nos próximos dias, entre elas as escolas Com. Abdalla Chiedde; Eng. Carlos Rohm – unidade II; e Prof. Sebastião Vayego de Carvalho. As apresentações são voltadas exclusivamente para alunos.

Semana Nacional do Trânsito – diversas ações educativas estão sendo promovidas para comemorar a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Pedestre e condutor em sintonia pela vida”, a campanha inclui foco no pedestre e na segurança viária. Faixas e banners foram espalhados pela cidade, com dicas voltadas para os pedestres, locais estratégicos como escolas, unidades básicas de saúde, terminal rodoviário, paço municipal, entre outros. Nas ruas, a equipe da Educação para o Trânsito aborda veículos para transmitir informações aos condutores, também com foco na segurança.

A principal finalidade da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Desta forma, envolver diretamente a sociedade em reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Prefeito assiste peça teatral com alunos da E. M. Yoshihiko Narita

Compartilhe

Comente

Leia também