Ontem (06), o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires recebeu um prêmio pelo trabalho desempenhado no Mutirão do Emprego, evento que aconteceu em todo o Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e contou com a presença do secretário, Pedro Jehá.
A meta estipulada foi a captação de 60 mil vagas no Estado. O critério utilizado para a premiação foi o percentual da taxa de aproveitamento das vagas captadas, em relação à meta previamente estipulada para cada Posto de Atendimento ao Trabalhador, sendo que estes foram divididos em cinco Grupos de acordo com a faixa populacional de cada município. Ao todo, 15 cidades receberam o prêmio. “Ribeirão Pires foi a segunda cidade do Estado de São Paulo na faixa de 80 a 140 mil habitantes em captação de vagas e a única da região metropolitana de São Paulo”, ressaltou o gerente de Trabalho e Renda de Ribeirão Pires, Marcelo Dantas da Fonseca.
Ele fala sobre a conquista desse mérito. “É o fruto do trabalho que foi desenvolvido no decorrer de 2009 e 2010 com a implantação do Posto de Atendimento ao Trabalhador, com o programa ‘Emprega São Paulo’ ligado à SERT-SP e a criação da Gerência de Trabalho e Renda, que contribuiu para a aproximação entre as empresas captadoras de vagas (agências de emprego e consultorias em RH) e o PAT”. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, compartilhou da opinião de Dantas. “A premiação é o resultado dos investimentos constantes que fazemos no setor e do desempenho dos profissionais envolvidos nos trabalhos de geração e captação de vagas de emprego no município”.
No Mutirão do Emprego realizado no município ribeirãopirense, 213 candidatos foram encaminhados à vagas de emprego e 430 foram inscritos pelo sistema do governo estadual Emprega São Paulo.
No total, foram abertas 681 novas vagas de emprego cadastradas pelo Emprega São Paulo para moradores de Ribeirão Pires e Mauá.
Atualmente, o PAT da cidade disponibiliza em torno de 90 vagas.
Balanço e projetos para 2011 – Com a proximidade do fim do ano, Marcelo Dantas faz um balanço do trabalho do PAT neste ano. “Foi um ótimo ano. Teve a realização da primeira Semana de Emprego e Renda e o inovador projeto RH na Vila do Doce, no qual tivemos a oportunidade de nos aproximarmos das pessoas e levar um pouco de cidadania, que é a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho”, diz o gerente.
Para o próximo ano, entre os projetos do PAT estão o “Capacita Ribeirão”, que tem a finalidade de levantar as necessidades de mão de obra no comércio e na indústria da cidade para, então, capacitá-la, e a continuidade de ações que foram sucesso em 2010, como a realização da Semana de Emprego e Renda e de três edições do Projeto RH na Vila do Doce, “além da permanência dos programas Jovem Cidadão, Emprega São Paulo e Time do Emprego”, finaliza Dantas.