O 6º Passeio para Pessoas Com Deficiência – Vencendo Novos Obstáculos, foi realizado no último dia 17 de outubro e trouxe alegria para os participantes e organizadores envolvidos no evento. Reuniu nas trilhas de Ribeirão Pires cerca de 200 pessoas, entre deficientes e acompanhantes, distribuídos em mais de 160 jipeiros.
O percurso do passeio contou com 17km, percorridos em aproximadamente 1 hora. O transporte dos participantes até o Complexo Pilar Park, local escolhido para sediar o evento, foi feito em vários ônibus. Cinco auxiliares de enfermagem também acompanharam os participantes nas trilhas.
Maria Luísa Basílio, 7 anos, é cadeirante e participou do passeio de Jeep pelo segundo ano. Para a mãe da garota, Luciane Oliveira Basílio, o projeto é uma oportunidade da filha conhecer o mundo. “Muitos pais e mães não têm como fazer isso, às vezes até mesmo por não ter carro. O passeio de Jeep abre essa porta”, afirma.
O projeto tem como objetivo quebrar preconceitos e barreiras, além de permitir a reflexão dos diferentes setores sociais para que repensem suas posturas frente a questões da inclusão das pessoas com deficiência.
É nesse objetivo que Luis Carlos Bortoletto aposta. Ele é pai de Ricardo Bortoletto, 15 anos, portador de Síndrome de Down, e acredita que o evento tem a importância de sociabilizar e trazer divertimento aos portadores de necessidades especiais. “Projetos como esse facilitam o convívio com outras crianças e ajudam os pais a entender que não enfrentam esse tipo de problemática sozinhos”, afirmou.
O evento foi organizado pelo Jeep Clube de Ribeirão Pires, em parceria com o Complexo Pilar Park e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires. Jipeiros de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra também participaram.