Pássaros de estimação: 5 espécies para ter em casa

As aves estão entre os animais mais diversos do planeta. Ao todo, são mais de 18 mil tipos de pássaros. E algo muito legal é que o Brasil é considerado o segundo país do mundo com a maior variedade. No entanto, quando o assunto são pássaros de estimação, a diversidade é bem menor.

A prova da pouca diversidade é que muitos só lembram das calopsitas e dos periquitos na hora de levar uma penuda para casa. Mas você sabia que existem diversas outras espécies liberadas pelo IBAMA? A seguir, conheça cinco melhores pássaros de estimação para ter em casa.

Diamante de Gould

Na lista dos tipos de pássaros de estimação, o Diamante de Gould se destaca por suas cores bonitas e vibrantes. Originário da Oceania, pode ter a cabeça preta, vermelha ou laranja, com o restante da plumagem que varia em tons de azul, roxo, amarelo, preto e verde. Os machos tendem a apresentar coloração mais viva que as fêmeas.

Apesar da beleza inegável, o Diamante de Gould não gosta do toque humano. Mas nem precisa! Afinal, um dos maiores prazeres de quem convive com a espécie é admirar seus voos em gaiolas espaçosas, assim como a relação dela com outras aves, já que vive bem com outras espécies e é uma ótima opção para se ter em viveiros.

Diamante Mandarim

Também originário da Austrália, o Diamante Mandarim tem cores mais discretas, mas chama atenção por seus padrões, que incluem penas zebradas e pontilhadas. Sem contar o contraste das penas cinzas com a bochecha alaranjada, presente nessas espécies de pássaros.

Inteligente e companheiro, gosta de viver em grupos grandes. Mas, para isso, é fundamental ter uma gaiola espaçosa para abrigar todos os indivíduos, pois, caso contrário, ele poderá se tornar agressivo e estressado. Também em relação à gaiola, eles se adaptam melhor às horizontais e gostam muito de poleiros onde possam exercitar as patas.

Lóris

Ainda que lembre muito as nossas araras e maritacas, o Lóris também não é uma ave brasileira. Originário da Oceania e do sudeste asiático, ele ganhou espaço como ave de estimação no mundo todo graças às suas cores exuberantes e seu temperamento. É ótimo para quem gosta de aves de estimação brincalhonas e afetuosas.

Isso porque, diferentemente das duas espécies de Mandarim, o Lóris é um psitacídeo que adora aprender truques. Se acostumado a isso desde cedo, pode até mesmo andar por aí nos ombros do tutor. Por ser muito ativo e gostar de acrobacias, precisa de um viveiro espaçoso e com poleiros.

Coleirinho

Entre os mais conhecidos pássaros para ter em casa está o simpático Coleirinho. Essa ave é típica da região central brasileira e está presente também em países vizinhos da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Na aparência, é famosa por seu “colar” preto e branco em volta do pescoço.

Se está em dúvidas qual é o melhor pássaro de estimação, saiba que o Coleirinho é bastante sociável, gosta de conviver com outros pássaros da mesma ou de outras espécies, sendo uma ótima opção para viveiros.

No entanto, como todos os tipos de aves, precisa de uma gaiola espaçosa para ficar saudáveis e livres de estresse. Aliás, no caso dos Coleirinhos, garantir o bem-estar deles significa poder aproveitar uma das melhores qualidades, já que são ótimos cantores, como os canários.

Agapornis

Mais um psitacídeo colorido para a lista, o Agapornis também é conhecido por seu apelido carinhoso: papagaio do amor. Isso graças a seu comportamento monogâmico. Uma vez que encontra seu par, a espécie permanece com ele durante a vida toda. Por isso mesmo, é recomendado ter sempre um casal.

Originário da África, é inteligente e brincalhão, podendo aprender a imitar a voz humana, ainda que nunca chegue a falar. Quanto à gaiola, ela deve ser espaçosa e ter bastante entretenimento, com brinquedos e poleiros. Esse espaço ainda deve ser resistente para aguentar as fortes bicadas do pássaro.

Compartilhe

Comente

Leia também