Pássaro raro é avistado por fotógrafo em Ribeirão Pires

Tricolino Olivaceo apareceu no Parque Oriental; Essa é apenas a segunda vez que essa espécie é vista no Estado de São Paulo

A atividade de observação de pássaros, promovida na semana passada pela Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, rendeu uma grata surpresa aos participantes e uma grande notícia para o campo da biologia. A espécie Tricolino-Olivaceo foi avistada “passeando” pelo Parque Oriental. O flagrante foi feito pelo biólogo Miguel Malta Magro.

Essa é apenas a segunda vez que essa espécie é vista no Estado de São Paulo e a primeira vez no Planalto. Antes, o Tricolino só tinha sido flagrado em Peruíbe, no litoral.

“É uma espécie que vive em ambientes alagados ou brejos e dependem muito deste tipo de ambiente, que está cada vez mais raro, para sobreviver”, explicou o biólogo complementando que o local onde foi visto reúne essas características.

A ave – O Tricolino-Olivaceo (Pseudocolopteryx acutipennis) é uma diminuta ave insetívora e, aparentemente de baixa densidade populacional. Demonstra ser uma ser uma ave de difícil observação, talvez, por isso, dados sobre sua biologia são tão escassos. É uma espécie de possível ocorrência na fronteira com a Bolívia e parcialmente migratória durante o inverno. Mede 10 centímetros.

Fotos tiradas por Miguel Malta Magro

Tricolino-Olivaceo foi fotografado durante evento de Observação de Pássaros realizado no Parque Oriental

Espécie rara foi vista apenas duas vezes no Estado de São Paulo

Compartilhe

Comente

Leia também