Parque Oriental de Ribeirão Pires ganha monumento em homenagem à colônia japonesa

Prefeitura inaugurou Oodaiko – ‘O Grande Tambor’ neste sábado (2); obra passa a integrar Circuito de Artes da Estância

O Parque Oriental de Ribeirão Pires, um dos pontos turísticos mais visitados da Estância, ganhou neste sábado (2) o Monumento Oodaiko – ‘O Grande Tambor’. A obra entregue pela Prefeitura, que passa a integrar o Circuito das Artes, presta homenagem à colônia japonesa, uma das mais tradicionais e importantes na história da cidade, que completa, neste mês, 70 anos de emancipação político-administrativa.

“O povo japonês foi um dos primeiros a chegar a Ribeirão Pires e participou de forma ativa no processo de crescimento de nosso município. A memória da comunidade nipônica se mantém viva em espaços como o Jardim Japonês, o Parque Oriental e, agora, também com o Oodaiko. Temos, desde 2022, o Festival Oriental, e muitas atividades que celebram essa cultura rica e inspiradora. Agradecemos a todos os integrantes desta comunidade pelas contribuições a Ribeirão Pires”, destacou o prefeito Guto Volpi.

O diretor de Educação da Associação Cultural Nipo Brasileira de Ribeirão Pires, Roberto Lunardi, destacou que o Oodaiko é um dos maiores símbolos culturais da música no Japão. “Sua existência é muito antiga e presente em diversas manifestações sociais, religiosas e culturais nipônicas, como caçadas, rituais religiosos, comunicação nas antigas guerras japonesas, e no acompanhamento de teatros e festivais, em celebração ao trabalho realizado”, enfatizou.

A homenagem foi recebida com alegria por antigos membros da comunidade japonesa da cidade. Caso do senhor Yoshio Nakano, 84 anos, um dos fundadores da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Pires. “Fazer tudo isso aqui (entrega do monumento) é uma honra para nós. Depois de 83 anos vivendo nessa cidade, sinto uma gratidão imensa. Muito bom”, celebrou.

O evento de inauguração do Monumento Oodaiko contou com a participação do grupo de taiko da cidade, Washi Daiko. Autoridades, membros da comunidade nipônica e visitantes do Parque Oriental acompanharam a celebração.

Pela manhã, a equipe de Paramotor de Ribeirão Pires fez sobrevôo e pousaram no Parque Oriental, participando de momento de interação com o público.

Ribeirão Pires 70 anos – Além da inauguração do Monumento Oodaiko, o Parque Oriental recebe, neste fim de semana, o Day Park. Das 8h às 17h, o público pode curtir atividades gratuitas para toda a família. Entre as atrações estão brinquedos infláveis e passeios de caiaque e pedalinho na Represa Billings. O evento integra a programação de aniversário da cidade.

O Parque Oriental está situado na Rua Major Cardim, 3.100 – Estância Noblesse. O espaço é pet friendly.

O Oodaiko (grande tambor) é um dos maiores símbolos culturais do Japão

Obra entregue pela Prefeitura no mês de aniversário de Ribeirão Pires passa a integrar Circuito das Artes do município

Compartilhe

Comente

Leia também