Parceria entre Estado e Prefeitura vai desassorear 5 rios na Estância

Ação coordenada prevê a intervenção em 16 quilômetros de cursos d’água

O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, anunciou que o programa estadual “Água é Vida” vai contemplar cinco rios e córregos de Ribeirão Pires. Serão 16,3 quilômetros de cursos d’água que passarão pelo processo de dragagem (limpeza do fundo para a retirada de sedimentos de compostos orgânicos e inorgânicos). A ação já começou na última semana, com o desassoreamento do Rio Grande. Os trabalhos estão sendo feitos em parceria entre o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA).

As obras têm dois principais objetivos: evitar enchentes e limpar os rios. A Secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, Andreza Araújo, reforça a importância da dragagem. “Esse serviço é de suma importância, pois nele se retira o sedimento que está no fundo rio por conta do processo erosivo e das chuvas, assim limpando as nossas águas. Isso é tão importante quanto o tratamento de esgoto, já que é um dos principais instrumentos do saneamento básico”, explicou.

Além do Rio Grande, o programa vai contemplar ainda os córregos Coronel Oliveira Lima, Cooperativa, Colônia, Ripoll, Peri Peri e Valentina.

Compartilhe

Comente

Leia também