Cabines de Sinais e de Comandos foram recuperadas com investimento de R$ 1,8 milhão; Prefeitura abre licitação para restaurar campo de futebol
O Fundo Social de Solidariedade de Santo André inaugurou nesta quarta-feira (12) sua nova sede em Paranapiacaba. O imóvel, que abrigava a antiga Padaria do Mendes, receberá os cursos da Escola de Ouro Andreense, workshops, além de outras atividades.
“Acreditamos nas ideias simples mas de inovação, que são capazes de transformar a vida das pessoas. Começamos do zero, inauguramos o Fundo Social em outubro de 2017, começamos a funcionar em 2018 e já temos mais de quatro sedes atendendo em diversos pontos da cidade”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
Os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense que serão oferecidos no local visam profissionalizar o turismo, fomentar a economia, além de garantir renda e autonomia para os moradores da Vila. As aulas terão início de acordo com o andamento da pandemia.
Cabines de Sinais e de Comando – Além da nova sede do Fundo Social de Solidariedade, Paranapiacaba recebe diversas outras obras, dando continuidade ao processo de restauração da Vila.
O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta quarta-feira mais uma edificação recém-restaurada em Paranapiacaba, a Cabine de Sinais. A construção, juntamente com a Cabine de Comandos, passou por detalhado processo de recuperação e em breve os dois locais serão novos pontos turísticos para serem apreciados por quem visita a região.
“Nesta manhã, além de acompanhar a conclusão do restauro da Cabine de Sinais, que foi completamente recuperada em parceria com a MRS, viemos entregar a academia ao ar livre e quadra para esportes e lazer. Também iniciamos o processo de licitação do campo de futebol, o primeiro com medidas oficiais do país. É um trabalho que iniciamos desde o primeiro dia, para valorizar a Vila, criar oportunidades para os moradores, atrair turistas e novos investimentos”, disse o prefeito Paulo Serra.
Para o restauro das duas cabines foi investido cerca de R$ 1,8 milhão pela MRS Logística, em uma ação que foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a MRS e o Ministério Público.
As intervenções foram realizadas pela empresa especializada Companhia de Restauro XXI, que usou técnicas modernas e retrospectivas para que as edificações retornassem às suas condições históricas originais.
A Cabine de Sinais e a Cabine de Comandos foram implantadas após a duplicação da via férrea, em 1896, para abrigar um novo sistema de alta precisão para a época. Todas possuíam no seu interior alavancas de travamento dos trens e vários outros equipamentos, como telefone e telégrafo.
Campo de futebol – O próximo ponto histórico da Vila a passar por um grande e esperado processo de restauração é o Campo de Futebol de Paranapiacaba que, inaugurado em 1894, é considerado o primeiro campo com medidas oficiais do País.
O processo licitatório para contratação de empresa que realizará as obras está em andamento e as propostas do certame serão abertas no dia 10 de setembro. O projeto prevê o restauro das arquibancadas e do campo de futebol, construção de novos vestiários, sanitários públicos e taludes.
AVCB – Durante a visita à Vila histórica, o prefeito Paulo Serra anunciou ainda que 11 pontos turísticos de Paranapiacaba agora possuem AVCB. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que atesta que o local está dentro das normas de segurança previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios.
Os pontos são: Antiga Biblioteca, Forjaria, Casa Fox, Antiga Padaria, Antigo Mercado, CDARQ (Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo), Centro de Visitantes, CIT (Centro de Informações Turísticas), Museu Castelo, sede da prefeitura e refeitório e os Galpões de Eventos.
”Essa conquista faz parte de um plano maior para a Vila, que é a profissionalização do turismo oferecido por Paranapiacaba”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Academia ao ar livre – O prefeito Paulo Serra também realizou nesta quarta a entrega de uma academia de ginástica ao ar livre na parte baixa da Vila, com 14 equipamentos, em uma área de 170 metros quadrados, próximo ao campo de futebol.