Palestra e Ferromodelismo compõe programação comemorativa

Será realizado na próxima quarta-feira, dia 18, uma palestra sobre Memórias da Estação – 130 Anos do Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pire, no Teatro Municipal Euclides Menato.

 

A Estação Ferroviária de Ribeirão Pires, foi tombada como patrimônio histórico, “o conjunto arquitetônico possui tipologias que refletem o partido adotado pelos ingleses nas primeiras construções ferroviárias de São Paulo, com a introdução de novas técnicas de construção, como a alvenaria de tijolos e o ferro fundido. Sua vila, ainda preservada, registra a forma de moradia do trabalhador ferroviário e mantém um importante valor simbólico para a compreensão do conjunto de estações ao longo da linha, que ia de Santos a Jundiaí ligando a baixada ao planalto”, afirmou o Condephaat.

 

A palestra e a exposição terão entrada franca

A palestra e a exposição terão entrada franca

As palestras contaram com convidados do Instituto do Patrimônio de Santo André, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Desenvolvimento das Ferrovias Paulistas.

 

Dos dias 19 ao 22 haverá uma Exposição de Ferromodelismo, e a maquete reproduzida em escala e com perfeição,  será exposta pela primeira vez no município. Construída com extremo cuidado e apuro, a maquete trazida por Edson Moretti, membro do Clube de Ferromodelismo de Paranapiacaba, funciona com sistema idêntico ao original e apresentará diversos modelos de locomotiva e vagões nacionais e internacionais, além de sinalização de trilhos que tornam a experiência e apreciação ainda mais rica.

 

Palestras sobre a Estação de Trem, será no Teatro Municipal Euclides Menato – Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy, Ribeirão Pires. Exposição de Ferromodelismo, irá ocorrer no Centro de Exposições e História de RibeirãoPires – Rua Miguel Prisco, 286 Centro – Ribeirão Pires.

Compartilhe

Comente

Leia também