Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano, perdendo apenas para o câncer de pele. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que a doença será responsável por 57.120 novos casos em 2015.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço no seio. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. A prevenção é a principal ferramenta para ajudar a reverter esses índices, por isso é importante sempre ir ao médico.
“As principais formas de prevenção do câncer de mama estão relacionadas à mudança no hábito de vida como: controle do peso, prática de atividade física, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo. A mamografia é o exame mais importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. No entanto, ela não previne o seu aparecimento, apenas proporciona a possibilidade de um diagnóstico em fase inicial”, ressalta diretora de Mastologia do Hospital A.C. Camargo, Maria do Socorro Maciel.
Outros sinais desse tipo de câncer incluem o inchaço em parte do seio, irritação ou aparecimento de irregularidades na pele, dor, vermelhidão ou descamação do mamilo, saída de secreção e caroço nas axilas.
Com o intuito de alertar sobre os riscos e conscientizar a população sobre a necessidade de diagnóstico rápido nesses casos, acontece durante todo o mês de outubro em todo o planeta o Outubro Rosa. O Jornal Mais Notícias também faz parte desta luta. Por isso, durante este mês, como já é tradição, nosso logo estará diferente. Entre nessa conosco!