Orientadores Educacionais de Ribeirão Pires participam de encontro em Atibaia

Um dos temas abordados foi a importância da “Documentação Pedagógica” no cotidiano de professores

Orientadores da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires, em parceria com Profissionais de Rede Municipal de Atibaia, estiveram juntos, nesta terça-feira, dia 19, participando da Palestra “Tempos, Espaços, Materiais e Relações Sociais na Educação Infantil”.

Segundo o Gestor e Consultor Educacional, Oliver Lima, o processo mais potente da formação humana começa nos anos iniciais, na primeira infância. Deste modo, a função da Educação Infantil é “Criar novas necessidades nas crianças, para que ela aprenda pela interação, pelo convívio, pela expressão dos seus próprios sentimentos e também pelas brincadeiras, pois brincar é algo sério, propicia as aprendizagens significativas”, explica.

No encontro, a pedagoga Carol Kerr, discutiu também o processo formativo de professores da rede através de reflexões, além da importância da Documentação Pedagógica e Diário de Bordo no auxílio ao trabalho dos docentes, na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Viviane Antunes, Orientadora Educacional, esteve na palestra e disse que esse processo é uma ferramenta criada para auxiliar o professor na reflexão pensar, fazer, sentir, aprender da criança e também, um processo central para a meta de aprendizagem dos educadores.

Já para a Orientadora Educacional, Micaely Domingos, o encontro serviu como troca de informações e vivências entre as duas secretarias, com apresentação de algumas praticas similares adotadas em salas de aula. “Nós educadores temos que nos despir de alguns valores para entender as crianças. Educação é isso. São formas de contemplar e brindar a vida”, observa.

Compartilhe

Comente

Leia também