Incentivo se dará através do programa Pronas, do Ministério da Saúde em parceria com a iniciativa privada
A Oficina Ortopédica da APRAESPI será implementada neste ano de 2021. A Diretoria da Associação confirmou a inclusão da Oficina em um Programa do Governo Federal (Pronas – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) que, através de incentivos fiscais, direcionou empresas para financiar o projeto. São elas: Atlas Schindler, Bayer, Chevrolet Serviços Financeiros, Grupo Feital, Pernambucanas, Vivara, Volkswagen Financial Services e XP Inc. Além do Pronas, a Oficina Ortopédica foi financiada pela doação da Fundação Salvador Arena e da Coop.
Atualmente a Oficina atende centenas de pessoas por ano, mas existe uma demanda reprimida ainda maior, que será atendida através do Pronas. “Com as doações da Fundação Salvador Arena, Coop, e das empresas viabilizadas pelo Pronas, o andamento do Projeto vai se acelerar e vamos concluí-lo em 2023”, declara o presidente da APRAESPI, Jefferson Luiz Pinto da Fonseca.
Na Oficina Ortopédica, profissionais da área da saúde dedicam-se na produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como a cadeira de rodas adaptadas e a cadeira Brincadeira, desenvolvida para crianças com mielomeningocele.
Com a Oficina Ortopédica, a APRAESPI vai aumentar os atendimentos de Ribeirão Pires e da região, em que os pacientes com deficiências físicas e sequelas submetiam-se a uma espera de, em média, dois anos – tempo muito acima do recomendado pelos profissionais da saúde.
Será possível, com a Oficina da APRAESPI, entregar os equipamentos aos pacientes dentro do prazo recomendado pelos médicos.