Atividade fez parte da programação especial do Mês da Consciência Negra
Encerrando a programação especial da Consciência Negra, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Fino e Jardim Caçula receberam, nesta terça-feira (26), a Oficina de Bonecas Abayomi. Assim como nas unidades do CRAS Central e Quarta Divisão, a atividade foi ministrada por Elisangela Moura, gerente na Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, e direcionada ao grupo de famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Abayomi é uma boneca de pano sem costura, criada por mulheres escravizadas durante o período colonial no Brasil. O termo significa “encontro precioso” em iorubá, um dos idiomas falados na África Ocidental. As mulheres escravizadas, que eram proibidas de praticar suas crenças e costumes africanos, criaram a boneca Abayomi como uma forma de manter viva a cultura de seus antepassados. Elas usavam retalhos de tecido para criar as bonecas, sem a necessidade de costurar e presenteavam crianças como um símbolo de amor e resistência.
“A boneca não é apenas um brinquedo, a Abayomi simboliza o amor, a resistência e a identidade cultural. Quando ensinamos outras pessoas a fazer e entender o significado delas, estamos semeando o respeito e a valorização da cultura negra. Além da inclusão, conseguimos celebrar a diversidade e avançar na formação de uma sociedade mais igualitária”, comentou a palestrante.
“Gostei bastante da leitura sobre a Dandara, falando sobre a prisão que vivia e que precisava se soltar. Também achei interessante a explicação sobre a história dos escravos que vinham de Navio Negreiro e que as mães faziam as bonecas para os filhos, foi muito legal saber sobre tudo isso. Gostei muito de aprender a fazer a boneca”, comentou Janaina da Silva Santos.
A programação especial da Consciência Negra em Ribeirão Pires atende a sete dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU no Brasil. São eles: ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre o PAIF – O programa oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a, benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.
Oficina de Bonecas Abayomi fez parte da programação da Consciência Negra em Ribeirão Pires
Oficina de Bonecas Abayomi fez parte da programação da Consciência Negra em Ribeirão Pires