Oficina de Boneca Abayomi reforça cultura afro-brasileira nos CRAS de Ribeirão Pires

Atividade fez parte da programação especial do Mês da Consciência Negra 

Encerrando a programação especial da Consciência Negra, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Fino e Jardim Caçula receberam, nesta terça-feira (26), a Oficina de Bonecas Abayomi. Assim como nas unidades do CRAS Central e Quarta Divisão, a atividade foi ministrada por Elisangela Moura, gerente na Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, e direcionada ao grupo de famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Abayomi é uma boneca de pano sem costura, criada por mulheres escravizadas durante o período colonial no Brasil. O termo significa “encontro precioso” em iorubá, um dos idiomas falados na África Ocidental. As mulheres escravizadas, que eram proibidas de praticar suas crenças e costumes africanos, criaram a boneca Abayomi como uma forma de manter viva a cultura de seus antepassados. Elas usavam retalhos de tecido para criar as bonecas, sem a necessidade de costurar e presenteavam crianças como um símbolo de amor e resistência.

“A boneca não é apenas um brinquedo, a Abayomi simboliza o amor, a resistência e a identidade cultural. Quando ensinamos outras pessoas a fazer e entender o significado delas, estamos semeando o respeito e a valorização da cultura negra. Além da inclusão, conseguimos celebrar a diversidade e avançar na formação de uma sociedade mais igualitária”, comentou a palestrante.

“Gostei bastante da leitura sobre a Dandara, falando sobre a prisão que vivia e que precisava se soltar. Também achei interessante a explicação sobre a história dos escravos que vinham de Navio Negreiro e que as mães faziam as bonecas para os filhos, foi muito legal saber sobre tudo isso. Gostei muito de aprender a fazer a boneca”, comentou Janaina da Silva Santos.

A programação especial da Consciência Negra em Ribeirão Pires atende a sete dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU no Brasil. São eles: ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Sobre o PAIF – O programa oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a, benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.

Oficina de Bonecas Abayomi fez parte da programação da Consciência Negra em Ribeirão Pires

Oficina de Bonecas Abayomi fez parte da programação da Consciência Negra em Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também