O que pode ser cachorro com olho amarelo?

Por que os olhos dos cachorros podem ficar amarelados?

Diferentemente do que acontece conosco, nos olhos dos cachorros a esclera (parte branca dos olhos) não é visível para nós o tempo todo, mas é possível observá-la em algumas situações, como quando o cãozinho olha para o lado ou para cima.

Quando isso acontece, notamos que, em condições normais, ela tem uma coloração bem clara, quase branca. Já no caso do cachorro com olhos e pele amarelada é sinal de icterícia, que, por sua vez, pode indicar problemas graves.

Cachorro com remela amarela no olho pode ser devido a uma substância chamada bilirrubina, que é resultado da degradação da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos. Tal degradação é normal e faz parte do processo natural de renovação das hemácias, sendo que, em condições normais, a bilirrubina é captada e metabolizada pelo fígado.

Em seguida, ela é eliminada pelo trato digestivo por meio da urina e das fezes.  A icterícia ocorre quando há degradação anormal dos glóbulos vermelhos ou no caso de cachorro doente do fígado.

Com isso, a bilirrubina fica acumulada no organismo, dando aos tecidos a coloração amarelada. Esta pode ser observada não apenas nos olhos como também em outras partes do corpo, como cachorro com olhos e gengivas amarelas, além da parte interna das orelhas.

Conheça outros sintomas de cachorro com problema no fígado

Qualquer alteração repentina na aparência ou no comportamento dos cachorros deve servir de alerta para os tutores. No caso de problemas no fígado, eles representam riscos graves à saúde do cãozinho.

Porém, como seus sintomas iniciais costumam ser discretos, muitos tutores acabam procurando ajuda apenas quando o problema já se agravou muito, o que dificulta o tratamento.

Além do amarelamento dos tecidos do corpo, com destaque para gengivas e esclera ocular, outros sinais de que seu amigo pode estar com alguma patologia no fígado são:

  • Apatia;
  • Cansaço
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Aumento da sede;
  • Febre,
  • Vômitos e diarreias.

Percebendo a persistência de um ou mais desses sintomas, leve o pet para uma consulta com o veterinário. Quanto antes for identificado o problema, melhor será o prognóstico.

Quais são as doenças que deixam os olhos amarelados?

Um dos motivos pelos quais é tão importante buscar ajuda profissional no caso do cachorro com secreção amarelada nos olhos  é o fato de a icterícia ser sintoma de uma série de problemas de saúde.

Isso significa que, para reverter o quadro, é fundamental obter um diagnóstico preciso, o que só pode ser feito por um veterinário com a ajuda de exames. A seguir, listamos algumas doenças que têm os olhos amarelados como sintoma:

  • Leptospirose canina: causada por uma bactéria transmitida pela urina de animais infectados, costuma atingir o fígado e os rins, provocando insuficiência;
  • Babesiose: transmitida pela picada de carrapatos infectados, ataca os glóbulos vermelhos, levando à anemia. Também está associada à insuficiência renal;
  • Lipidose hepática: popularmente chamada de “fígado gordo”, a lipidose é caracterizada pelo acúmulo de gorduras nas células do fígado, atrapalhando as importantes funções desempenhadas pelo órgão,

Intoxicação: algumas substâncias presentes em certos alimentos podem acabar sobrecarregando e prejudicando o fígado.

Caso seu pet estiver com alguns desses sintomas procure um veterinário.

Compartilhe

Comente

Leia também