Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. É uma modalidade de crédito na qual pessoas se juntam para cada uma pagar uma parte do bem. Ele funciona ao contrário do financiamento normal em que você pega o dinheiro emprestado e, depois, paga com juros. No consórcio, basicamente, você paga o banco antes de comprar o bem e tem o dinheiro para comprar à vista.
Consórcio x Financiamento
Diferente de um financiamento, no consórcio o consumidor não paga juros. Para quem não tem o hábito de poupar, o consórcio é uma forma de fazer uma poupança programada para realizar o sonho, e essa é sua principal vantagem.
Como funciona a contemplação?
A contemplação é a atribuição do crédito ao cotista para a aquisição de bem ou serviço. Bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos que foram excluídos. No caso de consórcio de imóvel residencial, o consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para ofertar lances.
Quem pode fazer um consórcio?
Para entrar em um consórcio, é preciso ser maior de 18 anos. Qualquer pessoa, a partir dessa idade mínima, pode participar.
Uma dúvida que muitos têm, é em relação ao nome restrito. Pois bem, é possível participar de um consórcio com o nome restrito.
Passo a passo para fazer um consórcio
1 Adesão ao plano. Há três maneiras de aderir a um consórcio: …
2 Pagamento da parcela. O pagamento das cotas é estipulado em contrato, tanto em termos de valores quanto nas normas para o reajuste.
3 Assembleia.
4 Contemplação.
5 Aquisição do bem.
Para aqueles que prezam por economia e disciplina com os gastos, esse método de compra parcelada é a melhor opção.
Menos burocracia. …
Menor custo. …
Várias opções de crédito. …
Não há taxa de juros. …
Autorização do Banco Central. …
Compra planejada. …
Liberdade de escolha do bem. …
Reajuste da carta de crédito.
O que fazer para ser contemplado?
Para ter mais chances de ser contemplado rapidamente, a dica é dar um lance correspondente a 25% e 50% do valor total do bem. Mesmo assim, não há garantia de vitória. Afinal, ganha o lance quem apresentar o maior valor. Por outro lado, há casos em que esse percentual pode ser menor, tudo depende do perfil do seu grupo.
Jose Miranda Consultor de investimentos:
Contatos:
Whatsapp (11) 97746-3923