Com o início do Campeonato Brasileiro para esse final de semana, a CBF solicitou a FIFA que as novas regras do futebol pudessem ser implantadas já a partir de agora – lembrando que o início para a utilização das novas regras está marcada para ocorrer a partir do dia 1º de junho.
Em março deste ano a International Football Association Board – IFAB, aprovou uma série de mudanças nas regras do futebol – as mesmas terão validade a partir de 1º de junho, porém, a CBF solicitou a entidade máxima do futebol a utilização das mesmas já a partir deste final de semana no campeonato nacional, para assim evitar mudar as regras no decorrer da competição. Sendo prontamente atendida.
Clubes como Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Palmeiras já informaram que receberam o ofício enviado pela Comissão de Arbitragem e dizem estar cientes das novas regras já para esse começo de campeonato. Por outro lado, o São Paulo e Santos, não entenderam que as mudanças já valeriam para agora.
Além desses, clubes como o CSA diz ainda não ter recebido o documento, mesmo assim garante estar ciente de que as mudanças serão implantas imediatamente. Como o São Paulo e o Santos; o Atlético-MG – que não recebeu o documento ainda, diz que os efeitos das novas regras não valem para agora.
Grêmio, São Paulo, Santos e Athletico solicitaram a Comissão de Arbitragem uma palestra para que a entidade possa explicar melhor as novas regras.
Confira abaixo algumas das mudanças na regra do futebol impostas pela IFAB em março:
Mão na bola:
Conforme a IFAB, em uma reunião em que estavam presentes alguns representantes da FIFA, entre eles o presidente da entidade, ficou decidido que a regra da mão na bola será mais precisa e detalhada. A partir de agora qualquer toque da bola na mão onde o jogador possa ter vantagens como um gol ou ganhar a posse da bola, não deverão mais ser permitidos.
Substituição na linha mais próxima:
A partir de agora acabou a cera na hora da substituição, uma vez que o jogador que for substituído terá a obrigação de deixar o gramado na linha mais próxima, seja ela na lateral ou na de fundo.
Tiro de meta cobrado dentro da área:
Na mudança da regra agora não será mais exigido que a bola no tiro de meta seja alçada para fora da área – isso vale também para cobranças de faltas dentro da área.
Bola ao chão:
A partir do dia 1º de junho ou para nós brasileiros, já a partir do próximo domingo, se a bola bater no árbitro, o mesmo terá que dar “bola ao chão”; devendo assim reiniciar a partida.
Goleiro na linha do pênalti:
Com a nova regra, os goleiros não precisarão mais manter os dois pés sobre a linha na cobrança de uma penalidade, devendo manter apenas um dos pés sobre a mesma.
Cartões para comissão técnica:
A partir de agora uma má conduta dos membros de uma comissão técnica deverão ser punidas com “cartões” amarelos ou vermelhos – como já ocorre com os próprios jogadores, mesmo eles estando no banco de reservas.
Fonte: Minha Torcida