Novas colmeias de abelhas nativas são entregues a três escolas da Estância

Unidades contempladas se destacaram com arrecadação de tampinhas de garrafa pet durante o Festival Estudantil do Futuro

Concluindo mais uma etapa do Festival Estudantil do Futuro 2024, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Educação em conjunto com Clima, Meio Ambiente e Habitação, instalou, na manhã desta sexta-feira (7), mais três colmeias de abelhas nativas que integrarão o Circuito das Abelhas da Mata na cidade. A iniciativa visa promover a conscientização ambiental entre os alunos das escolas participantes, incentivando práticas sustentáveis.

As escolas contempladas foram o Colégio Toth, Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho e Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm II, que se destacaram ao coletar, juntas, 194 quilos tampinhas durante o Festival Estudantil do Futuro, que aconteceu no último ano. Esses materiais foram utilizados como moeda de troca para as colmeias, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e a preservação do meio ambiente.

Durante a coleta ambiental do Festival Estudantil do Futuro, escolas municipais e particulares arrecadaram 428,2 quilos de tampinhas. Com a venda do material para reciclagem, instituições que colhem animais de rua ou vítimas de maus-tratos compram ração.

A entrega das colmeias foi possível graças à parceria entre as secretarias de Educação e de Clima, Meio Ambiente e Habitação do município, que uniram esforços para proporcionar aos alunos ambiente de aprendizado mais rico e sustentável. Com a entrega das colmeias das espécies Mirim-Guaçú, Jataí e Manduri, o Circuito das Abelhas de Ribeirão Pires já conta com 29 colmeias distribuídas estrategicamente pela cidade. As abelhas não têm ferrão.

Sem esconder a curiosidade, a pequena Valentina Gonçalves Del Santo, aluna do Jardim I da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, aproveitou o momento de descoberta. “Não dá medo de ficar perto da colmeia porque elas não picam, não tem ferrão. São tão pequenininhas e produzem mel, eu amo mel”, comentou.

Helaine Costa de Santi, diretora da unidade escolar, explicou como a colmeia será inserida no contexto pedagógico dos alunos. “Temos mais de 300 alunos com idades entre 4 a 6 anos. Além de abordar sobre o projeto Abelhas da Mata com a rede – incluindo pais e responsáveis – pretendemos desenvolver atividades direcionadas ao cuidado do jardim em que a colmeia está inserida”, disse.

Aluna da E.M. Eng. Carlos Rohm II, Valentina Gonçalves Del Santo, estava empolgada com a novidade, a colmeia de abelha da espécie Mirim-Guaçú

Três novas colmeias de diferentes espécies de abelha sem ferrão foram entregue à escolas da rede municipal e particular de Ribeirão Pires por meio do Festival Estudantil do Futuro

Compartilhe

Comente

Leia também