Um dos grandes gargalos de Ribeirão Pires é a internet banda larga. Hoje, os munícipes têm poucas opções: ou fazem uso serviço da Vivo ou tentam serviços alternativos como o 3G/4G e rádio com suas respectivas limitações.
Na tarde de ontem, uma reunião com o presidente da Aciarp, Marcelo Menato, oficializou a chegada da Vip Telecom, empresa sediada em Mauá há cinco anos que, com a devida outorga concedida pela Anatel, está cabeando a cidade Ribeirão Pires com fibra ótica e deve iniciar a oferecer o serviço em 45 dias.
“Neste primeiro momento, nosso foco será nas empresas, mas logo também atenderemos pessoas físicas”, explicou o CEO da empresa, Edson Teofilovic. Ele também ressaltou que a chegada a Ribeirão Pires se deu por conta do mercado promissor: “Vimos que a cidade tem necessidade de opções de conexão à internet”, explicou. A empresa trabalha com planos de diversas velocidades sendo o carro-chefe o plano de 10 Mb/s a preços competitivos, a partir de R$ 49,90, além de links dedicados. Recentemente, a empresa também recebeu a outorga da Anatel para oferecer telefonia e TV por assinatura.
O presidente da Aciarp, Marcelo Menato, explicou que a chegada de um novo serviço contribui para o desenvolvimento da cidade: “Vejo que esta nova empresa atuando na cidade como algo muito positivo. A Internet hoje é fundamental para o desenvolvimento de Ribeirão Pires”.
Fim de novela – A chegada da Vip Telecom pode representar um passo importante para a cidade que, desde 2000 aguarda por uma opção aos serviços oferecidos pela Vivo. Em 2012, a NET confirmou que iria fazer uso da outorga que possui na cidade, chegou a anunciar o início das operações até a Copa do Mundo de 2014, mas não o fez. Recentemente, após diversas reclamações, a Vivo admitiu não ter, neste momento, capacidade para atender a novos clientes do serviço Speedy. Desta forma, novos assinantes têm que se submeter a uma fila de espera ou buscar alternativas, como rádio e 4G, serviços que nem sempre funcionam a contento.