Museu Família Pires participa da 13ª Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico Municipal Família Pires participará da 13ª Semana Nacional de Museus que acontecerá entre os dias 18 e 24 de maio. Para a edição de 2015, o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi Museus Para Uma Sociedade Sustentável”. Dentre 609 municípios, 1738 entidades e 4570 eventos, a cidade de Ribeirão Pires participará com exposições e palestras diversificadas de especialistas da cidade e região.

 Acervo do Museu está aberto a visitação

Acervo do Museu está aberto a visitação

A programação contará com palestras e visitações escolares que acontecerão no museu localizado no Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. A Secretaria de Cultura e Turismo emitirá carta de participação para quem precisar comprovar presença.

“O museu é um espaço vivo de propagação da cultura. Já fizemos adequações no prédio para melhor atender os visitantes e pretendemos agora receber visitação de escolas para ampliar ainda mais o acesso à cultura”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Filho.

Desde que foi reinaugurado, em 23 de dezembro de 2014, o Núcleo de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo vem organizando o Museu Família Pires, que conta com espaço ampliado e reorganizado de acordo com as diretrizes do IBRAM e do Ministério da Cultura. Essas ações, resultaram na participação da cidade na Semana Nacional de Museus, dando visibilidade nacional à instituição. Ao lado do museu, também funciona a reativada Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, fechada desde o começo da década de 1990, com obras de artistas da cidade e de outras regiões. Em breve, será lançado o site oficial com o acervo do museu, da pinacoteca e da hemeroteca.

“Em 2013 encontramos o acervo em uma pequena sala, fora o que se danificou quando ficou jogado na Fábrica de Sal. Nosso Museu voltou à vida e já está ganhando respeito das cidades vizinhas”, declarou o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte.

 

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também