Um muro de arrimo recém-construído na Rua São Tomé, Morro do Embaixador (Roncon), ruiu causando sérios prejuízos a moradores da localidade. O deslizamento aconteceu perto do meio-dia da última terça-feira (01). Apesar de ninguém ter se ferido, nove casas foram interditadas. A Defesa Civil providenciou a remoção das famílias residentes no local para casas de parentes.
Cerca de 30 minutos após a queda do muro, funcionários da Defesa Civil compareceram ao local para verificar o estrago que só não foi pior porque partes da barragem ficaram presas entre algumas árvores. O secretário de Obras e Planejamento Urbano, Agostinho Coutinho Gomes, compareceu ao local. “Agora já está tudo resolvido, está tudo sob controle”, declarou.
De acordo com a Prefeitura, “o escorregamento do muro se deu em razão do excesso de chuvas”. Já os moradores discordam dessa explicação. O morador João Batista, que reside no local desde 1997, disse que durante a construção do muro não houve nenhum fiscal vistoriando a obra. “O pessoal que trabalhava no muro começou a construir em cima de terra fofa, eles não se preocuparam em preparar o solo batendo a terra. Depois colocaram lama por trás da parte construída, o que deixou tudo muito instável”, explicou Batista.
Agora a Prefeitura está procedendo a proteção do talude e limpeza das vias públicas para que os trabalhos necessários para a recuperação do muro sejam iniciados.