Os motociclistas que trafegam em Ribeirão Pires devem ficar atentos, pois poderão ter novidades em breve. Isso porque na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17) na Câmara, os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei n° 19/2018, de autoria do vereador José Nelson de Barros (MDB).
A propositura prevê que todos os cruzamentos da região central da cidade devem conter a faixa de parada exclusiva para motociclistas entre a faixa de pedestres e a faixa de parada dos veículos e deverá ser sinalizada conforme disposto no Manual Brasileiro de Trânsito. Os custos para aplicação da Lei serão arcados com dotações orçamentárias próprias. “O projeto visa aumentar sua segurança e proteção, diminuindo os acidentes”, segundo justificativa do projeto.
Fake News – Outro debate que esquentou a Câmara foram as famigeradas fake news (notícias falsas, em português literal), que “estão na moda” ultimamente e que têm se disseminado em Ribeirão Pires. O caso comentado na Casa de Leis foi uma propositura de Edson Savietto, o Banha (PPS), que solicitava a revogação da lei que nomeou praça no Jardim Petrópolis com antigo morador da cidade. O que motivou o edil a solicitar a revogação, segundo Banha, foram xingamentos em redes sociais e faixas com humilhações ao falecido, o que deixou a família chateada e sem alternativa senão realizar o pedido a Banha. “O seu Antônio foi um bom homem, poderiam ter batido em mim, mas não o diminuído como fizeram, inclusive com os comentários no Facebook.”
Rogério Luiz (PSB) foi um dos vereadores que se mostraram indignados com a situação e que aproveitou para esclarecer boatos de que estaria apoiando candidato à deputado em troca de dinheiro. “O candidato que apoio é o Junior Aprillanti, que acabou de ser indicado ao secretariado estadual de Turismo. Afinal, não é qualquer um que encaminha verbas para uma cidade sem conhece-la. Não preciso do dinheiro da política. Tenho comércio na cidade, trabalho todos os dias das 6h às 20h, 21h”, desabafou.