Motivado pelo pai, Paulo Humberto de 10 anos pratica Motocross desde os quatro

O Motocross é uma modalidade de corrida com motocicletas geralmente realizada em pistas fechadas com distâncias variadas que podem atingir até dois quilômetros. Cada uma dessas pistas têm características próprias, pois incorporam irregularidades naturais do solo que podem gerar inúmeras variações de saltos. No Supercross a distância dos saltos é maior que a das pistas de motocross.

Paulo Humberto ao lado de sua motocicleta durante competição

Paulo Humberto ao lado de sua motocicleta durante competição

Em Ribeirão Pires há alguns praticantes da modalidade, no entanto o pequeno Paulo Humberto D’Orto de apenas 10 anos é um destaque entre os muitos amantes do esporte radical. Com apenas quatro anos de idade, Paulo ganhou a sua primeira motocicleta, influenciado pelo pai e tios que já praticavam o motocross, ele conta que em sua primeira volta sentiu medo até de ligar a máquina. “Eu me sentei, olhei pra ela (moto) e tive medo de ligar, mas depois eu fiquei mais tranquilo e dai não parei mais”, conta o menino que sempre teve o apoio da família, mesmo que sua mãe, a vereadora Mercedes D’Orto, morta vítima de câncer em 2013, tivesse medo de que alguma coisa acontecesse com o garoto. “Ela achava muito perigoso, dizia que pra eu tomar cuidado, mas nunca me impediu de correr”, ele comenta que em um treinamento sofreu uma queimadura de terceiro grau na perna direita, dois antes de competir. Ele enfatiza que fez um tratamento rápido a base de pomadas e que não teve dúvidas sobre e competiu mesmo com a perna queimada.

Inspirado pelo piloto Gilmar Flores, mais conhecido como Joaninha, Paulo diz que gosta também de realizar manobras e que já viu de perto o ídolo competindo. “É incrível!”, ressalta Paulo que apesar de competir há seis anos venceu apenas três campeonatos. “Eu tenho o motocross como hobby, não tenho pretensões de ser um profissional”, finalizou Paulo.

 

Compartilhe

Comente

Leia também