Mosaicos com passagens da Via Crucis são inaugurados no Mirante Santo Antônio

“Este é mais um ato religioso do que político.” Foi assim que o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, definiu a inauguração do mais novo ponto de encontro de Cristãos e turistas no município: A representação da Via Crucis em 15 painéis de fibrocimento revestidos com material cerâmico colorido, devidamente instalados ao longo da escadaria do Mirante Santo Antônio, no Centro Alto, em alusão ao calvário de Jesus Cristo. A inauguração foi realizada na noite de segunda-feira (26).
Estiveram presentes à solenidade, além do prefeito, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Local, Flávia Dotto, o vice-prefeito Gabriel Roncon, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, César Ferreira, o secretário de Segurança Pública, Coronel José Luís Martins Navarro, entre outros secretários; além dos vereadores Rubão Fernandes (PSD), Silvino Castro (PRB), Banha (PPS), Rogério Luiz (PSB), entre outros.

Multidão de fiéis acompanhou a cerimônia

A comunidade Católica foi representada por padres de todas as paróquias da cidade, inclusive o Padre Nivaldo Feliciano da Silva, da Igreja Matriz São José. “Essa obra é um marco da paz, respeito mútuo, solidariedade e preservação do bem comum. Devemos viver celebrando a vida e caminhar como irmãos para que possamos viver em comunhão como filhos de Deus”, afirmou o pároco.
César Ferreira definiu que o local “não deixa de ser ponto de encontro para Cristão e nem para quem faz turismo”. Coronel Navarro, por sua vez, apresentou sistema de monitoramento contínuo por câmeras de toda a escadaria – provido pela empresa RC Segurança e conexão de internet fornecida pela VIP Telecom – e deu detalhes. “Haverá agente da Guarda Civil Municipal como caseiro e pronto para receber quaisquer denúncias de atos suspeitos. Faremos todo o possível para evitar a depredação de nosso patrimônio público, mas contamos com a ajuda dos munícipes.”
O prefeito Kiko disse que “assim que soubemos da situação das obras, fizemos todo o esforço necessário para que elas fossem instaladas de maneira devida e no local correto”. O cerimonial religioso ficou por conta do Bispo Dom Pedro Cipolini, da Arquidiocese de Santo André. Jesus fez o calvário, portanto, quem quiser ver as obras, terá de fazer a Via Crucis também” afirmou em tom animado.
O bispo realizou missa para a multidão de fiéis que compareceu ao evento – mesmo com o tempo frio e com fina garoa, que caiu durante a “escalada” – e benzeu a primeira passagem da Via. Na sequência, o público foi liberado para subir a escadaria e acompanhar a bênção das demais, comandado por integrantes das igrejas Católicas locais. No final, houve encenação da Ressurreição de Jesus, realizada em palco montado ao lado da igreja.
Em entrevista ao Mais Notícias, a artista responsável pela obra, Silvana Regina da Luz Zampol contou seu sentimento pela inauguração. “Estou muito feliz por ter sido instalada em seu devido local, pois a Via Crucis foi trabalho realizado com muito respeito, dedicação e colaboração por parte de outros artistas envolvidos desde o início. Executei e coordenei todo o projeto, me aprofundando em pesquisas e conhecimentos para realizar todo o processo do mosaico. Posso dizer que tenho muito orgulho deste trabalho concluído e que, mesmo depois anos guardado, sinto a mesma satisfação de quando foi terminado em 2012. O entrego à comunidade e à cidade para ser contemplado e admirado. Que tenham respeito e que saibam valorizar e reconhece-lo.”

Compartilhe

Comente

Leia também