Na manhã de hoje (1º), equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano de Ribeirão Pires farão uma vistoria no Morro Santo Antônio. O prefeito Clóvis Volpi disse que se for avaliado que o morro está em condições razoáveis, provavelmente será possível abrir uma pista da Avenida Humberto de Campos, com passagem apenas para carros, exceto caminhões. A via está interditada desde janeiro, por recomendação do Instituto Geológico (IG) que, após análise, elaborou um laudo sugerindo à Prefeitura que medidas fossem tomadas com o objetivo de evitar futuros desastres.
O Chefe do Executivo salientou que se houver a possibilidade de abertura, por enquanto será de apenas uma pista, e ressaltou que mesmo sendo um transtorno aos motoristas, o fechamento foi necessário. “Se (o morro) cai em cima de um carro e mata alguém, nunca mais eu conserto a minha vida pública. Então, é melhor uma pessoa me xingar hoje, mas eu preservar vidas e não ter nas minhas costas uma irresponsabilidade de abrir e morrer alguém. Eu estou respeitando as regras. Agora, quando se fala em abrir uma pista, eu passo a assumir a responsabilidade, e para isso, eu tenho que ouvir o pessoal que vai fazer vistoria lá”.
Sobre o início das obras de recuperação do morro, Volpi disse que aguarda a liberação do dinheiro, fruto do convênio assinado em janeiro com o governo federal, no valor de R$ 3.044.649,00.