Moradores de Ribeirão Pires aprendem técnicas em curso de trança

Atividade integra programa de oficinas gratuitas da Prefeitura voltadas ao estímulo do empreendedorismo entre jovens da cidade

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Participação e Inclusão Social, está promovendo oficinas gratuitas, voltadas a jovens a partir de 15 anos, na Casa da Juventude e Artes Urbanas (localizada a Avenida Santo André, 1.013 – Centro Alto). Dentre as opções ofertadas estão a Oficina de Tranças, cujo objetivo, além da capacitação profissional, é fortalecer a autoestima de mulheres negras sob o viés da valorização do cabelo crespo.

A trancista Priscila Paulino de Moura, conhecida como Pri’Mour, explica que, mais do que a teoria, os alunos aprendem, na prática, duas técnicas de trança: Nagô, ou enraizadas, que são feitas rente à raiz e ficam rasteiras, bem presas ao couro cabeludo; e as Box Braids, em que todo o cabelo é dividido em mechas, a serem trançadas na extensão escolhida. “É uma oportunidade para os alunos absorverem a demanda do mercado, valorizando a questão racial e resgatando a história dos cabelos crespos”, completou.

Trabalhando há mais de 10 anos no ramo da beleza, Regiane Aparecida Santos Braga da Silva, 34 anos, moradora da Quarta Divisão, enxergou na oficina uma oportunidade de geração de renda que se adapta à sua rotina atual. “Desde que os gêmeos nasceram, não consigo trabalhar com horário fixo em nenhum salão. Além do alisamento, agora, poderei ofertar às minhas clientes o serviço de trançamento dos fios, atendendo a domicílio, nos horários que não comprometam os cuidados com os pequenos”.

Também estão sendo oferecidas Oficinas de Samba Rock (Dança); MC’s; Pintura Facial e Escultura de Balões; e Fotografia para Smartphone. Informações podem ser obtidas na sede da Casa da Juventude e Artes Urbanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, ou pelo telefone 4825-5310.

Compartilhe

Comente

Leia também