Moradores das UBSs de Ribeirão podem receber tratamento de acupuntura

Pacientes recebem cuidados para prevenção de doenças ou agravos

A partir de agora, moradores de Ribeirão Pires atendidos nas Unidades Básicas de Saúde poderão, mediante encaminhamento médico, receber tratamento feito com acupuntura.

Implementada pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, a medida contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Portaria nº 971/2006). A acupuntura é uma das terapias alternativas recomendadas e tem o objetivo de garantir prevenção de agravos, promoção e cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

“A expectativa é reduzir, por meio desse novo tratamento, o consumo de medicamentos e a utilização, em emergência, dos serviços de atendimento municipais”, explica a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Na rede municipal de Ribeirão Pires será utilizada, nesse primeiro momento, a auriculoterapia com sementes, forma de medicina alternativa. Esse tipo de tratamento utiliza pontos da orelha para enviar comandos ao cérebro, contribuindo para amenizar dores e no relaxamento do organismo.

Entre os primeiros pacientes a receber esse cuidado está Vilma Pereira Moreira, 48 anos, moradora do Jardim Mirante. Com dores crônicas na coluna e fibromialgia, foi encaminhada pelo médico para tratamento. “Ter acupuntura na cidade é maravilhoso. Fiquei muito feliz quando ligaram para marcar. Achei que nunca teria aqui”, aprovou.

A fisioterapeuta pós-graduada em acupuntura, Laila Figueiredo Pontes, sinaliza benefícios dessa terapia. “Acupuntura alivia a dor, ansiedade, síndrome do pânico, depressão, entre outros problemas comuns de saúde”, disse.

O atendimento da acupuntura somente será realizado com encaminhamento médico. Inicialmente serão realizados até 150 procedimentos por semana – às segundas, quartas e quintas-feiras. A acupuntura leva cerca de 5 minutos para ser realizada.

Compartilhe

Comente

Leia também