Moeda Pet encerra 2020 com três toneladas de ração distribuídas em Santo André

Programa arrecadou cerca de 73 mil garrafas neste ano e conta com excelente avaliação

O programa Moeda Pet distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas em 2020. Foram ao todo sete edições, a mais recente realizada no último sábado (12) em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal de Santo André.

Lançado pela Prefeitura de Santo André em novembro de 2019, o Moeda Pet permite a troca de garrafas plásticas por ração, e conta com ótima avaliação da população. Durante a edição realizada no último sábado foi realizada uma pesquisa com 78 munícipes e 77 dos entrevistados classificaram a ação como “excelente”.

Dentro de uma escala onde a nota 1 representava péssimo e a nota 5 excelente, os participantes foram quase que unânimes em votar na melhor avaliação. “Tivemos um participante que deu nota 3, o equivalente a bom”, conta o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, José Henrique Mioto.

A marca de três toneladas de alimentos distribuídas para cães e gatos foi alcançada mesmo após mudanças no planejamento inicial das ações, que foi prejudicado por conta da pandemia de coronavírus.

A sondagem feita na última edição do programa também abriu espaço para sugestões e críticas, e 28 dos entrevistados apontaram que a ação deveria acontecer mais de uma vez por mês. “Este é um objetivo que temos e por isso estamos buscando novos parceiros na iniciativa privada, pois são as empresas que doam a ração. Conseguindo quantidade maior de alimento pet, conseguimos ampliar as ações”, explica o secretário de Meio Ambiente em exercício, Alexandre Audino. Outra sugestão verificada trata da divulgação mais antecipada do dia da próxima ação.

Números – A última edição do ano do Moeda Pet distribuiu 630 quilos de ração, sendo 260 quilos de alimento para gatos e 370 quilos para cães. Foram arrecadadas cerca de 13 mil garrafas plásticas. Este material reciclável é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal, vendido e o valor revertido para as famílias cooperadas.

Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de alimento pet. Quem participa pode levar a ração para casa ou fazer a doação no local, que é destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre protetores independentes.

O Moeda Pet é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.

A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Compartilhe

Comente

Leia também