Microcefalia – entenda o que é

Desde outubro de 2015 o Brasil já teve mais de 5.909 notificações de microcefalia, segundo o Ministério da Saúde cerca de 641 casos foram confirmados, 1.046 foram descartados e 4.222 casos ainda continuam sob investigação dos médicos.

dengue site

A microcefalia é uma condição neurológica na qual a cabeça e o cérebro da criança são consideravelmente menores do que de outras da mesma idade e sexo, é identificada logo no início da vida evitando que o cérebro cresça durante a gestação ou após o nascimento.

O Ministério da Saúde confirmou que existe a relação entre o zika vírus no surto de casos de microcefalia no nordeste em 2015. A febre zika ou zika vírus, é transmitida pelo mosquito Ardes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

É recomendado que, em caso de suspeita que a cabeça do bebê é menor do que a dos outros da mesma idade, procure um médico pediatra ou neurologista. O tratamento de microcefalia pode ser realizado por meio de fisioterapia e tratamento fonoaudiólogo para melhorar as habilidades da criança como fala e motora.

A prevenção pode ser feita durante o pré-natal. Recomenda-se que, além de não ingerir álcool ou remédios nem a orientação médica, evite-se contato com pessoas que estejam com febre e qualquer infecção.

Em Ribeirão Pires, está sendo realizada uma ação preventiva nas escolas para orientar as famílias. Veja mais na página 23.

 

Compartilhe

Comente

Leia também