A vereadora Mercedes D’Orto, falecida em 2013, foi agraciada com uma justa homenagem. Por meio da Lei Estadual 15.843, sancionada no último dia 1º de julho, o trecho da rodovia SP 043, que liga a Rodovia Índio Tibiriçá na altura do Km 53,9 a altura do Km 56,5 da Estrada do Taquaral, passará a ser denominado pelo nome da vereadora.
A láurea, de autoria do Deputado Estadual Jooji Hato (PMDB) se deu pela história que ela construiu na cidade, tanto por meio de trabalhos sociais pela ONG Cervires quanto pela vereança que, embora curta, foi marcante inclusive pelo fato de ter sido a candidata mais votada com 1.226 sufrágios e, consequentemente, a primeira mulher a presidir a sessão inaugural de uma legislatura na Câmara Municipal de Ribeirão Pires.
Entretanto, ainda durante a campanha eleitoral de 2012, ela teve detectado um câncer que acabou por vitimá-la em junho do ano seguinte. Mesmo lutando contra a doença, ela deixou como marcas um discurso firme, de mudanças, sempre acompanhado por um doce sorriso que cativou a todos. Uma frase que disse, ainda durante a campanha, resume tudo: “Ao encarar tudo com bom humor as pessoas adquiriam mais esperança e é por essas pessoas que estou me candidatando”.
O Mais Notícias reportou a trágica partida de Mercedes em nossa edição #585. Hoje, exatamente 100 edições depois, noticiamos a homenagem comemorada pela família da líder da saudosa “Onda Rosa”.
Seu pai, o empresário Humberto D’Orto, não escondeu a emoção ao comentar a homenagem: “Ficamos muito felizes em saber desta homenagem de autoria do Jooji Hato, que, além de ser padrinho político de Mercedes, ainda tem história na cidade. Foi uma perda grande para nossa família, mas todos estamos orgulhosos em saber que ela será sempre lembrada”.