Memoralista e Escritora lançam livro sobre a história de Paranapiacaba

Do Alto da Serra à Paranapiacaba, livro da memorialista Zélia Maria Paralego e da escritora Vera Lucia de Barros traz o olhar dos moradores sobre a passagem do tempo e as transformações sociais que a vila atravessou entre os séculos 20 e 21.

Lançamento acontece nesta quarta-feira, 16/02, 19 horas, na Hospedaria Os Memorialistas/Restaurante Cavern’Club, que fica em Paranapiacaba

Paranapiacaba acaba de ganhar uma nova e bonita narrativa de suas histórias. O livro Do Alto da Serra à Paranapiacaba da memorialista Zélia Maria Paralego e da escritora Vera Lucia de Barros traz as lembranças dos moradores da vila ferroviária desde os tempos em que o local era conhecido por Alto da Serra, que surgiu a partir da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway. No início do século 20, o Alto da Serra era um dos locais mais desenvolvidos do país, urbano e operário. É a partir daí que alguns dos moradores trazem suas lembranças sobre como era viver ali.

O apogeu da vila se encerra a partir do momento que o país troca o modal de transporte ferroviário pelo rodoviário, na segunda metade do século 20. É quando se dá a passagem do Alto da Serra para Paranapiacaba, período em que ferroviários e moradores veem o declínio do local até o total abandono no final dos anos 1980.

É a partir daí que surge um movimento, iniciado por pesquisadores da USP, que somados à luta dos moradores e ferroviários vai culminar no tombamento da vila operária e na sua transformação em um território de importante valor histórico, arquitetônico e ambiental. A partir dessa luta, surge uma nova vocação para o turismo e o desenvolvimento sustentável, período em que os desafios se multiplicam.

Toda essa história é contada no livro por pessoas que viveram – algumas não estão mais vivas, mas deixaram seu relato à Zélia e Vera Lucia –, vivem, lutaram e ainda lutam em defesa da vila. Zélia Maria Paralego, que atualmente é proprietária da Hospedaria Os Memorialistas e do restaurante Cavern Club colecionou essas histórias e relações durante os últimos 30 anos e, com a ajuda da escritora Vera Lúcia de Barros, trouxe essas memórias e lembrança nesta publicação.

A publicação conta, ainda, com farto material iconográfico que Zélia Maria Paralego organiza desde os anos 1980 e teve a colaboração do historiador, educador e guia turístico Eduardo Pin, que desenvolve pesquisa sobre a histórias das pessoas, acontecimentos e espaços da vila.

O livro, com 256 páginas, no formato 21x28cm, tem capa dura e foi editado pela Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba (SpR-Paranap.) em parceria com a Uirá Editorial. Parte de sua produção foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura de Santo André (edital 2/10/2019), prêmio concedido à memorialista Zélia Maria Paralego que, como contrapartida, doou 10% das publicações para a Prefeitura de Santo André. O livro pode ser adquirido diretamente das escritoras pelo WhatsApp 11 96300-8597 (Zélia) ou 11 97309-8995 Vera).

Serviço

Lançamento do livro Do Alto da Serra à Paranapiacaba

Com a presença das escritoras

Data: Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, 19 horas

Local: Hospedaria Os Memorialistas / Restaurante Cavern’Club

Avenida Fox, 525 – Paranapiacaba | Santo André-SP

Sobre Zélia Maria Paralego

Zélia Maria Paralego, 70 anos, é moradora de Paranapiacaba desde 1961. Empresária, ambientalista, historiadora e chefe de cozinha, atualmente é proprietária da Hospedaria Os Memorialistas e do Restaurante Estação Cavern Club em Paranapiacaba. Como chef de cozinha, recebeu diversos prêmios entre eles o de melhor receita em edições do Festival do Cambuci de Santo André. Foi uma das primeiras monitoras ambientais e guia de turismo na vila histórica de Paranapiacaba, ainda nos anos 1980, período em que atuou no Museu Funicular e no Museu Castelinho, quando esses espaços começaram a receber visitas e período em queZélia passou a contar a história da vila.

Em 1989 foi uma das sócia-fundadoras da Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba (SpR-Paranap.), presidindo a instituição em duas oportunidades. Mesmo antes da aquisição da vila pela Prefeitura de Santo André, Zélia já era responsável pelo fomento do turismo histórico, cultural e ambiental. Através da SpR – Paranap., organizou por quase duas décadas diversos eventos que chamaram a atenção do Brasil para a necessidade da preservação do patrimônio histórico como seminários, colóquios e palestras. Esteva à frente, por várias edições, da Semana do Ferroviário, marco na integração entre evento e defesa do patrimônio histórico e cultural da vila nos anos 1990.

Após a aquisição da vila pela prefeitura de Santo André, sempre organizou atividades culturais e gastronômicas em seus espaços nos festivais de Inverno de Paranapiacaba e festas do Cambuci entre outras atividades do calendário turístico e de eventos local.

Criou os projetos Casa da Memória e Conhecer Para Preservar, ambos da SpR-Paranap. Participou do curso de pós-graduação em Arquitetura da FAU/USP, organizado pelo professor Issao Minami, como aluna ouvinte. Foi palestrante do seminário Proximidade com Megalópoles – Oportunidade ou Risco?, no Campus Avançado da USP, além de participar de diversas palestras em escolas e universidades sobre os projetos da SpR – Paranap. abordando temas como sustentabilidade, história e Paranapiacaba entre outros.

Sobre Vera Lucia de Barros

Vera Lucia de Barros é escritora, desde 2001. Publicou O velho de barba (2005), O poder está em mim (2017), e o e-book de antologia poética Livre, leve e solta (2019).  Empreendedora de moda (Estilo Vera Barros, Lima, Limão) há 30 anos, nasceu em Xavantes-SP e morou em Porecatu-PR e Mococa-SP.

Simpática, divertida, vendedora, vive há 35 anos em Santo André, local onde criou raízes. Tem 54 anos, divorciada, 3 filhos e 2 netos. Aos 26 anos descobriu uma má-formação de veias no cérebro. O tratamento durou 6 anos e ficou curada.

Com um erro da Receita Federal teve o mesmo CPF que outra pessoa por 16 anos, o que causou um nó na garganta. Neste tempo “nasceu” a escritora, por ter-se sentido muito injustiçada.

Apresenta o Programa Troca Ideia TV há 13 anos, é palestrante, celebrante matrimonial, cozinheira e peregrina. Vice-presidente da Associação Comercial do Bom Pastor (ACBP) há mais de quatro anos, já realizou mais de 100 palestras motivacionais e de vendas.

Para Vera o amor, o perdão, a coragem e a fé são os maiores aliados para uma vida feliz e vencedora!

Compartilhe

Comente

Leia também