Tipos de areia para gatos
Os diversos tipos de areia para gatos servem a diferentes propósitos, e todos possuem alguma vantagem. Por isso, antes de escolher a melhor areia para seu bichano, o ideal é conhecer cada uma suas características.!
Areia silica para gatos
É uma variedade moderna e muito recomendada por especialistas. A areia silica para gatos é feita de um material especial, com alto poder de absorção, o que neutraliza os odores de cocô e o xixi.
Além disso, como ela é muito absorvente, não é necessário trocá-la com tanta frequência. Geralmente, é uma areia branca em flocos ou esferas, mas existem versões em outras cores.
Aliás, a cor é outra qualidade da sílica. Alguns modelos mudam de tonalidade quando a areia para gato está suja, ajudando o tutor a saber a hora de higienizar o banheiro do pet. Apesar de não ser tão barata, a areia sílica possui ótimo custo-benefício, já que o produto costuma durar mais do que as outras variedades.
Granulado higiênico para bichanos
Este tipo é desconhecido por muitos tutores, mas é uma ótima opção de areia para gatos! É semelhante ao substrato higiênico utilizado por hamsters e outros roedores.
Geralmente, o granulado higiênico é feito de um material natural, como madeira de reflorestamento ou cereais. Como é biodegradável, outra vantagem do produto para gatos é que ele pode ser descartado no vaso sanitário.
Algumas opções contém ainda elementos aglutinantes, que formam “bolinhas” de urina e auxiliam na hora de limpar o banheiro do seu pet. No entanto, para animais com problemas respiratórios, ele pode não ser a melhor opção.
Areia biodegradável para gatos
Para quem está buscando a melhor areia para gatos, a areia biodegradável é uma opção que deve ser considerada. Além de ser um produto recomendado para os bichanos, ela ainda ajuda o meio ambiente! Há modelos em diferentes tamanhos e granulações — basta você escolher a que se adequa melhor ao seu bichano!
De modo geral, a areia biodegradável para gatos é feita de compostos de milho ou mandioca, que auxiliam na absorção e inibem odores. Ela também pode ser descartada diretamente no vaso sanitário, mas em pequenas quantidades.
Areia higiênica comum para felinos
Este modelo é o mais tradicional e ainda é muito encontrado, em diferentes granulações e de diversas marcas. Seus ingredientes são variados, mas na maioria das vezes não são biodegradáveis e, por isso, a areia higiênica nunca deve ser eliminada no vaso sanitário.
Não é tão boa em inibir odores ou mesmo no quesito absorção. Dessa forma, apesar de ser mais barata, não possui um bom custo-benefício. No entanto, dependendo do seu perfil, a areia higiênica comum ainda pode ser uma boa opção.
5 dicas para escolher a melhor areia para gatos
Agora que você já conhece os principais tipos de areia para gatos, é hora de escolher o modelo ideal para sua casa! Para isso, separamos 5 dicas para considerar na hora de montar o banheiro de seu filho de quatro patas:
- A areia sílica é o modelo que mais inibe odores. Dessa forma, é muito indicada para locais com pouca ventilação e uma boa areia para gatos em apartamento;
- A areia sílica também possui um alto poder de absorção e não precisa ser trocada com tanta frequência. Por isso, é uma ótima opção de areia para gatos que ficam muito tempo sozinhos;
- Para tutores que se preocupam com o meio ambiente, o melhor é escolher um produto sustentável. O granulado higiênico e a areia biodegradável são as melhores opções;
- Caso escolha o granulado higiênico, preste atenção aos materiais utilizados. Tenha certeza de estar escolhendo um produto de madeira de reflorestamento ou de outros produtos naturais,
- Para as caixas higiênicas que ficam ao ar livre e em locais com boa ventilação, a areia higiênica comum pode ser uma boa opção. Não se esqueça, no entanto, de que ela deverá ser trocada com frequência.
Fonte: Petz