Meio Ambiente Ribeirão Pires reforça campanha para reciclagem de lâmpadas

Em 10 meses, 800 lâmpadas foram descartadas no ponto da Reciclus, no Paço Municipal

O ponto da reciclagem instalado no Paço Municipal de Ribeirão Pires já conseguiu recolher 862 lâmpadas. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano com a Reciclus, ong especializada na reciclagem desse tipo de produto.

O ponto de recolhimento visa diminuir os impactos do descarte incorreto, uma vez que as lâmpadas podem conter em sua composição metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente tóxicos para a saúde humana.

Materiais como lâmpadas, pilhas e baterias não oferecem risco enquanto estão em pleno funcionamento, porém, ao serem descartadas de forma incorreta, as cápsulas que envolvem esses materiais podem sofrer deformações e causar problemas devido ao vazamento desses elementos.

Descarte lâmpadas, pilhas e baterias – o ponto para descarte de lâmpadas continua em pleno funcionamento no Paço Municipal, assim como outros quatro pontos para coleta de pilhas e baterias em diferentes pontos da cidade. Os coletores estão posicionados (além do Paço Municipal), no Shopping Garden, no Parque Luiz Carlos Grecco e no posto Ipiranga da Avenida Santo André. O ponto do Paço Municipal ainda aceita a doação de caixas de leite que são usadas na produção de mudas no viveiro municipal.

Compartilhe

Comente

Leia também