Em transmissão pelas redes sociais, o prefeito Atila Jacomussi também mostrou a estrutura do novo Hospital de Campanha
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, anunciou na noite desta quarta-feira (15) novas medidas de segurança à população no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente responsável pela doença Covid-19. Entre os pontos citados, estão as novas normas direcionadas para bancos e lotéricas. O chefe do Executivo também abordou temas relacionados ao novo Hospital Municipal de Campanha, inclusive, as comparações com Santo André.
Durante transmissão nas dependências do novo equipamento, batizado como Cecco (Centro Especializado de Combate ao Coronavírus), o prefeito explicou as novas regras para agências bancárias e casas lotéricas, conforme decreto municipal 8.691. Os estabelecimentos serão obrigados a garantir espaçamento de clientes entre 1,5 e 2 metros nas filas externas, álcool em gel nas entradas e saídas, além de EPIs (equipamentos de proteção individual) aos funcionários.
Outra ação citada por Atila foi a decisão de isolar espaços públicos, como a Praça XXII de Novembro, na região central da cidade, a fim de impedir a aglomeração de pessoas e com isso reduzir risco de transmissão do vírus. “São medidas duras, mas que precisam ser tomadas. A exemplo dos parques e outros espaços que já foram fechados desde o início da pandemia de coronavírus, fechamos também esses locais, para cuidar da saúde das pessoas”, comentou.
Atila comemorou o índice de isolamento social de Mauá, que segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, chegou a 62% no último domingo (12). Até o momento, a cidade registrou 50 pessoas diagnosticadas com Covid-19, 114 casos descartados, 673 pacientes com suspeita da patologia e três vítimas fatais, todas do sexo masculino com idades de 54 (histórico de hipertensão e tabagismo), 84 (pré-existência de doença cardiovascular) e 72 anos (diabetes e hipertensão).