Matsuyo Morokuma, a Dona Matsui, da Casa dos Presentes, morre aos 89 anos

No último sábado (24), Matsuyo Morokuma, a Dona Matsui, proprietária da Casa dos Presentes, faleceu aos 89 anos. A aposentada iria completar 90 anos em maio, estava internada no hospital IGESP, em São Paulo e morreu às 22h30. O sepultamento ocorreu no domingo (25), às 14h, no cemitério Municipal.

Matsuyo morreu no hospital IGESP, em São Paulo, às 22h30

Nascida em Ibitinga (SP), Matsuyo veio morar em Ribeirão Pires depois de se casar. Era costureira e andava bastante por São Paulo fazendo entregas de seus produtos, onde também gostava de observar pessoas e lugares.

No ano de 1962, Matsuyo fundou a papelaria Casa dos Presentes, hoje localizada na Avenida Capitão José Gallo, 182, Centro. “A loja era tudo para ela. Ela não cursou a segunda série, mas tinha tino comercial e sabia lidar com as pessoas. Costumava dar 10% de desconto para os professores, para se ter uma ideia. Era carismática e só atendia sorrindo”, comenta a nora de Matsuyo, Lourdes Aparecida Garcia Morokuma, 61.

Para Lourdes, está “bastante difícil” lidar com a perda de Matsuyo, que estava com Alzheimer há sete anos e vivia em casa de repouso desde janeiro. “Éramos bastante apegados. Ela nos ensinou que o pouco que se consegue é trabalhando com honestidade”, comenta a assistente social, que acredita que as maiores qualidades de Matsuyo eram a sinceridade e a garra.

Já em 2004, Matsuyo foi homenageada e condecorada cidadã ribeirãopirense. “Ela era uma figura marcada e muito querida em Ribeirão. Na época de aulas, a fila para a lojinha dela era enorme. As pessoas esperavam uma, duas horas para comprar material”, explica Lourdes, que gostaria de “agradecer a todos que foram ao velório e mandaram mensagens pelo reconhecimento e carinho manifestado por quem Matsuyo foi”.

A missa de sétimo dia de Matsuyo Morokuma será no domingo (1° de abril), às 18h, na Paróquia Sant’Anna, localizada na Avenida Francisco Monteiro, 3149, Santana.

Compartilhe

Comente

Leia também