Maternidade São Lucas reabre domingo

A partir do próximo domingo todas as gestantes de Ribeirão Pires poderão voltar ao atendimento normal na Maternidade do Hospital São Lucas. O setor havia sido interditado pela Prefeitura para a realização de reforma. As pacientes em trabalho de parto eram encaminhadas para hospitais da região.

Segundo a Prefeitura Ribeirão Pires, através da Secretaria de Saúde e Higiene, no período em que esteve fechada, a Maternidade passou por “reparos no telhado para contenção de infiltrações; reparos em rachaduras nas paredes; pintura geral de toda a ala da maternidade; troca de todas as portas, inclusive as portas balcão dos corredores que dão acesso ao Centro Obstétrico e ao Centro Cirúrgico e colocação de novas portas de vidro no Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico; instalação de bate-macas de fibra em todos os corredores; colocação de manta impermeável no Centro Cirúrgico; troca de todas as louças sanitárias; reforma da cuba para higienização dos bebês, com instalação de novas torneiras, incluindo torneiras elétricas; reforma na parte elétrica, como reparos em toda a rede, troca e adequação de lâmpadas; instalação de novos vidros para visitação dos bebês no berçário e reforma dos postos de enfermagem”.

Maternidade ficou fechada por 20 dias para reforma predial

Maternidade ficou fechada por 20 dias para reforma predial


Lair Moura, secretária de Saúde declarou: “Considerando que uma mulher fica internada de 2 a 3 dias após o parto, com essa reforma teremos a capacidade até para dobrar nossos atendimentos, de 40 para 80 partos ao mês, em média, ficando ainda com uma margem para possíveis intercorrências, sem comprometer o atendimento diário”.

As intervenções aconteceram durante todo o mês de janeiro, mas só a partir do dia 12 o Centro Cirúrgico estava interditado. Ainda segundo a Municipalidade a interdição se fez necessária por conta “da utilização de tintas, solventes e outros materiais incompatíveis com a presença de gestantes e bebês”.

Em nota a Prefeitura informou que a reforma realizada na Maternidade do Hospital São Lucas visa mantê-la sempre adequada a atender o programa Rede Cegonha, do Governo Federal, que visa, entre outros aspectos, “assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, com o pré-natal, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis”.
O valor total do investimento nas obras foi de R$ 249.979,85 recursos oriundos do Ministério da Saúde.

Compartilhe

Comente

Leia também