Há quem diga que a sorte é relativa, mas é claro que não podemos deixar de dar uma chance a ela. Por isso mesmo, não há quem não faça – ao menos de vez em quando – sua fezinha, a aposta em uma vida melhor, ou de ter um dinheiro extra, por meio das loterias. Para isso, enquanto parte das pessoas vai à casa lotérica, outra parte faz uso de uma velha tradição: os vendedores de bilhetes de loteria.
Um deles é Manoel Rufino da Silva, mais conhecido como Manezinho do Bilhete, que desde 1999 vende bilhetes em Ribeirão Pires. Ele começou na Padaria Central, influenciado por Lírio Felix, onde permaneceu até 2014, quando teve alguns problemas de saúde. Recuperado, ele teve que reduzir o ritmo e agora atende perto de casa, no Mercado Polegar, na Vila Sueli.
Mineiro forte, nasceu em Rio Casca (MG) e chegou em Ribeirão Pires aos 22 anos. “Vim para tentar novas oportunidades na vida. Chegando aqui, nunca me neguei a nenhum trabalho. Trabalhei com limpeza de quintal, como office boy e também entregador de marmita para funcionários da antiga Constanta”. Tantos trabalhos lhe renderam diversas amizades e também conhecimento na Pérola da Serra.
“Os amigos foram fundamentais na minha caminhada”, ressaltou Manezinho, antes de completar: “por isso, tenho que agradecer a muitas pessoas, como o (vereador) Eduardo Nogueira, que me deu oportunidade de ter um espaço na Padaria Central, onde conquistei grande parte de meus clientes e também a família Zampol, Mario, Dorival, Raul e Renato, além de todos os outros que possa não ter citado. Todos foram e são muito importantes para mim”.
Se a vida é um jogo, Manezinho venceu ao ter bons amigos e companheiros de jornada e, principalmente, ao ser o amigo de todos os dias. Quem quiser fazer aquela “fezinha”, pode procurá-lo no Mercado Polegar, que fica na Rua Antonio Zampol, 57 – Vila Sueli.