Mais Notícias Entrevista: Rato Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires

O entrevistado desta semana pelo Mais Notícias é Archeson Pedrosa Teixeira (36) morador de Ouro Fino Paulista,  atual Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Mais Notícias: Qual seu partido?

Rato Teixeira: O meu partido é o PTB, sexto maior partido em número de filiados no Brasil e que sempre esteve ligado às discussões de trabalho e renda, além de defender a elevação de valores democráticos e sociais.

MN: Qual sua motivação para pleitear a reeleição?

Como vereador da cidade que eu vivo desde que nasci, trabalho arduamente para fazer com primazia o papel de representante do povo. Ao conversar com os munícipes, cobrar as melhorias junto aos órgãos competentes, fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar, foi possível efetivar conquistas para Ribeirão Pires. Como exemplo, que engloba os inúmeros feitos por meio deste trabalho, cito a instalação da Base da Guarda Civil Municipal em Ouro Fino. Após recorrentes pedidos dos moradores da região por mais segurança, realizei diversas tratativas com a Prefeitura Municipal e a Companhia Brasileira de Cartuchos-CBC para pleitear a instalação da Base da Guarda Civil Municipal em Ouro Fino, em funcionamento desde 2017. Outro exemplo é a construção de um importante projeto educacional, intitulado Alunos no Legislativo. Esse projeto foi iniciado no ano passado e trouxe mais de 400 (quatrocentos) alunos para conhecerem a Câmara Municipal e aprenderem sobre o nosso sistema político, o que é fundamental para uma boa formação como cidadãos de um país democrático. Então, sou pré-candidato a vereador para continuar trabalhando incessantemente por Ribeirão Pires, lutando por mais conquistas e melhorias para a cidade que eu amo.

MN: Você tem um reduto eleitoral?

RT: Sempre residi em Ouro Fino Paulista, ao qual, como vereador, consegui pleitear importantes conquistas que eram solicitadas pelos munícipes, como a instalação da Base da Guarda Civil Municipal na região, como citei anteriormente, e a extensão da linha férrea que atravessa um trecho da Rodovia Índio Tibiriçá, após reiteradas reuniões com o Departamento de Estradas e Rodagem-DER e com a Prefeitura Municipal, auxiliando muito o trânsito do local. Porém, sou vereador de Ribeirão Pires e não penso em um reduto eleitoral, mas sim em trabalhar para todos os moradores da nossa cidade. Pensar em uma política baseada em votos, restringindo a uma determinada região, por exemplo, é uma ideologia retrógada. O meu trabalho é para o bem de Ribeirão Pires como um todo, para isso, desde o primeiro dia do meu mandato, ando e busco melhorias para os quatro cantos da nossa cidade.

MN: O que seu tempo de mandato e atuação como presidente da Câmara contribuiu para seu crescimento político?

RT: Quando falamos das funções típicas, o Poder Executivo tem a competência de administrar e o Poder Legislativo de legislar e fiscalizar as atuações da Administração Pública. Ser presidente permite ir além, atribuindo uma dupla responsabilidade, pois, além de cumprir o papel de vereador, assumo o compromisso de administrar a Câmara Municipal, o que inclui o gerenciamento do seu orçamento para o pleno funcionamento de suas atividades. Então, ter essa experiência ligada à administração dos recursos públicos tem sido importante para elevar meus conhecimentos e minha atuação como vereador, bem como comprovar que é possível realizar uma boa gestão pública com economia, como comprovamos em meu primeiro ano de mandato como presidente ao ter todas as despesas do ano de 2019 quitadas e sobrar em caixa o valor de R$1.215.000,00 (um milhão, duzentos e quinze mil reais) que foi devolvido aos cofres da Prefeitura Municipal para ser aplicado em outros setores de Ribeirão Pires.

MN: Como tem sido feita sua comunicação com o público e eleitores?

RT: Como vereador, estabeleci o objetivo de realizar o meu mandato ao lado do povo, ouvindo e dialogando com os moradores de Ribeirão Pires. Para cumprir esse objetivo de um mandato participativo, sempre deixei o meu gabinete de portas abertas para todos e andei pelos quatro cantos da nossa cidade para dialogar com os moradores. Então, afirmo que a minha comunicação sempre foi muito próxima. No entanto, em decorrência da pandemia, esse contato próximo teve que ser alterado para seguirmos as recomendações dos órgãos de saúde e as redes sociais têm sido uma importante ferramenta para respeitar o isolamento social e continuar interagindo com a população, conseguindo cumprir o objetivo de trabalhar com a participação do povo.

MN: O que acha da atual administração?

RT: As dívidas das gestões passadas tornaram o trabalho da atual Administração mais desafiador. No entanto, é notório os esforços da atual gestão para conseguir quitar suas dívidas, sem deixar de zelar e desenvolver as áreas essenciais do nosso município, como a saúde. Se antigamente, o Hospital e Maternidade São Lucas só realizava partos uma vez por semana, a atual gestão buscou recursos e parcerias para permitir a realização de partos diários, como uma maternidade deve realizar. Nesta gestão, houve a inauguração das unidades de saúde da família no Jardim Valentina e na Quarta Divisão e, como nos encontramos em meio à uma pandemia, a atuação da Prefeitura Municipal é exemplar, adotando todos os protocolos de higiene e segurança, bem como estruturando e inaugurando o Hospital de Campanha no Ginásio Ozíris Grecco, que permitiu a recuperação de mais de 100 pessoas. Então, avalio como uma gestão séria e comprometida com o cuidado e o desenvolvimento de Ribeirão Pires.

MN: Qual sua opinião sobre a atuação da atual Câmara de vereadores?

RT: Há muitos embates no plenário, o que acredito ser muito benéfico no ambiente democrático em que vivemos, mas, acima de tudo, há muito respeito e trabalho entre os vereadores. Esse trabalho se expressa em números, pois, por exemplo, como presidente da Câmara, solicitei que fosse realizado um balanço dos trabalhos legislativos no decorrer do ano de 2019 e foi constatado que nunca houve um ano na história da nossa cidade em que foi apresentado tantas proposituras, como requerimentos e projetos de lei.

MN: Gostaria de acrescentar algo?

RT: Estou como vereador há cerca de três anos e meio para ouvir e dialogar com o povo. Para quem quiser conversar, apontar alguma carência da nossa cidade ou externar uma ideia para o bem de Ribeirão Pires, afirmo que sempre estive e continuo à disposição. É sabido o momento delicado em que estamos passando, ao qual expresso minha solidariedade aos familiares que perderam os seus entes e friso a necessidade de seguirmos todos os protocolos de higiene e segurança para vencermos essa pandemia. Porém, para continuarmos a fazer um mandato participativo, minhas redes sociais estão sempre disponíveis para enviarem mensagens e, caso se sintam confortáveis, a Câmara está seguindo rigorosamente os protocolos dos órgãos de saúde e o meu gabinete está aberto para a população. Tenho certeza que é com união que vamos vencer essa luta contra o coronavírus e vamos continuar construindo uma Ribeirão Pires melhor.

Siga as redes sociais: instagram.com/archesonrato e facebook.com/ArchesonRatoTeixeira

Compartilhe

Comente

Leia também