Mais Notícias Entrevista: Rafael Marcate

Rafael Marcate, é Policial Militar e Engenheiro Civil. Ao se formar como Policial Militar, classificou-se como primeiro colocado da turma por mérito intelectual, e com isso pode escolher a cidade onde trabalhar, optando por vir trabalhar na região do ABC, tendo atuado em Santo André, Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires, cidade onde atuou por mais tempo. Como Engenheiro Civil, participa ativamente nas questões relacionadas ao Meio Ambiente, ocupando atualmente o cargo de Vice-Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Pires. Suas principais atividades como Engenheiro Civil é em projetos de licenciamento ambiental e aprovação de projetos em geral.

Mais Notícias: Qual o motivo de sua pré-candidatura?

Rafael Marcate: Tenho uma preocupação verdadeira com as questões ligadas ao desenvolvimento de nossa região, porém nossa cidade é muito carente de recursos, uma vez que as questões ambientais causam grande dificuldade neste momento em que buscamos trazer empresas e investidores para nossa cidade. Muito se fala em projetos sociais, inclusive eu pessoalmente apoio diversos deles, e com desenvolvimento podemos também avançar nesse campo.

Acredito que o desenvolvimento sustentável é uma grande sacada. Devemos atrair empresas que são compatíveis com nosso meio-ambiente, devemos atrair pessoas e criar mecanismos que ofereçam a elas oportunidades de construir de forma legalizada.

Observo que tem ocorrido invasões em bairros como a Quarta Divisão, Jardim Represa, entre outros. Acredito que isso se dá pela dificuldade em aprovar novos loteamentos, novos projetos etc., empurrando as pessoas para a ilegalidade.

Fui criado na Quarta Divisão e sei que boa parte das residências não possuem projeto aprovado, “habite-se”, ou vinculação com matrícula de suas construções, e isso atrapalha a vida das pessoas, pois imóveis com estas características são de difícil comercialização.

Atraindo mais população, empresas sustentáveis e turismos, ajudaremos o comércio local, aumentaremos a arrecadação e poderemos investir na melhoria da qualidade de vida para todos.

Não quero que as pessoas tenham que abandonar nossa cidade por não terem oportunidade de emprego, e muito menos por não conseguirem construir uma casa sem que a prefeitura encha o saco.

Existem pessoas em nossa cidade em situação de vulnerabilidade, para essas pessoas os investidores deveriam doar áreas para construção de residências de interesse social, ao invés de doar áreas para que a prefeitura deixe abandonadas.

Temos que investir de forma contundente no turismo, acredito que devemos explorar isso para gerar empregos.

Mais Notícias: Há quanto tempo mora em Ribeirão Pires?

Rafael Marcate: Sou nascido e criado em Ribeirão Pires, sou filho da nossa cidade. Estudei nas escolas E.E. Marisa Afonso Salero, E.E. Judith Ferreira Piva, E.E. Leico Akaishi, E.E. Dr. Felício Laurito e, finalmente, na E.E. Dom José Gaspar (em em algumas dei um certo trabalho!).

Mais Notícias: A cidade enfrenta o desafio da pandemia, como acha que pode ser a recuperação econômica?

Rafael Marcate: Esta é uma boa pergunta, mas primeiro vou fazer uma observação: o mundo enfrenta essa pandemia!

Mas voltando à pergunta, eu senti muito os efeitos da Pandemia, visto que trabalho com diversos projetos e documentações voltadas a empresas e comércios, tenho visto amigos comerciantes e empresários fecharem as portas. Nós, mesmo que na base da força, seguimos as recomendações do governo estadual, e depois que atingimos todas as metas o governo estadual simplesmente virou as costas para nós.

Me desculpe que não pensa assim, mas nossa cidade foi castigada pelo governo, nosso comércio sempre foi fraco, os comerciantes já vinham sofrendo com obras que nunca acabam e agora vem essa pandemia somada com a falta de atitude dos governos e acabaram de sufocar nosso comércio.

Eu acredito que os proprietários dos imóveis deveriam ser mais razoáveis e conceder descontos ou isenções de aluguel, o governo municipal deve oferecer isenções fiscais, e a população, na medida do possível deve consumir em Ribeirão Pires, ou ficará realmente difícil o nosso comércio voltar a respirar.

Nossa economia é em grande parte baseada no comércio, porém não podemos esquecer as indústrias, recentemente me reuni com uma grande empresária da cidade e amiga minha de longa data, é um absurdo o que estão fazendo! Pessoas mal intencionadas, fornecedores safados, e pessoas que se diziam parceiros estão levando à protesto os empresários, isso faz com que o empresário não consiga obter linhas de crédito e acaba complicando ainda mais a vida do empresário.

E quem acha que o empresário não importa, ela viu a empresa dela descer de 220 funcionário para menos de 50!!!! 170 famílias sem fonte de renda!

Acredito que a Câmara dos Vereadores tenha que interferir de forma a desburocratizar, facilitar e incentivar nossos empresários, empreendedores de menor porte, nossos comerciantes e colocar a nossa cidade novamente nos trilhos.

Infelizmente o que eu vi foi uma tentativa do governo estadual de  salvar a economia da cidade de São Paulo, cidade  que não atingiu nenhum dos objetivos durante o isolamento social, e nós em Ribeirão Pires, que temos poucos casos, que fomos a cidade que maior índice de isolamento social, simplesmente fomos esquecidos pelo governo estadual, acho isso um absurdo!

Mais Notícias: O que o cidadão de Ribeirão Pires pode esperar de você caso sua pré-candidatura seja bem sucedida?

Rafael Marcate: Empenho e dedicação, comprometimento com nossa cidade, vou legislar de forma a beneficiar o nosso desenvolvimento e acabar com essa patifaria que vem ocorrendo em nossa casa de leis!!!

Quero contar com a fiscalização de meus eleitores para que juntos nós tenhamos êxito em moralizar nossa política municipal.

Compartilhe

Comente

Leia também