Mais de 78% dos motoristas e cobradores de ônibus metropolitanos de SP estão vacinados contra a COVID-19

Cerca de 11.300 profissionais das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU receberam a primeira dose da vacina; imunização para a categoria iniciou em 18 de maio

A vacinação contra a COVID-19 no estado de São Paulo alcançou 78,55% dos motoristas e cobradores de ônibus de linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), ligada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). Em menos de um mês desde o início da imunização para a categoria, em 18 de maio, 11.314 profissionais já receberam a primeira dose da vacina.

O estado conta, ao todo, com 14.403 motoristas e cobradores vinculados às empresas gerenciadas pela EMTU, em cinco regiões metropolitanas do Estado. “É reconfortante ver o avanço da vacinação promovida pelo governo do Estado de São Paulo para milhões de brasileiros, entre eles os profissionais responsáveis pelo transporte diário de passageiros. Em menos de um mês, alcançamos um importante número de motoristas e cobradores imunizados e isso representa mais saúde e segurança aos profissionais e cidadãos que dependem do transporte público”, enfatiza o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Vacinado em São Paulo no primeiro dia da imunização para a categoria, o motorista da EMTU José Marcelo da Silva comemorou o momento especial. “Agora me sinto mais seguro para continuar meu trabalho, chego em casa mais tranquilo sabendo que estou protegendo minha família”, comenta.

O profissional que ainda não se vacinou deverá fazer um cadastro no sistema “VaciVida”, por meio do site https://www.vacinaja.sp.gov.br/transportesmetropolitanos. Após preencher todas as informações, a pessoa receberá por e-mail e/ou celular a confirmação do cadastro com um código QR, o qual será conferido pelo agente de saúde na sala da vacinação.

No dia da imunização, todos os funcionários deverão levar documento pessoal e funcional, o QRCode impresso ou em celular para confirmação, além dos dois últimos holerites (para os motoristas e cobradores de ônibus) ou o Certificado de Registro de Operação – CRO (para RTO e Ligado).

Os trabalhadores receberão a vacina na cidade de domicílio na qual foi cadastrada. É importante que cada profissional acompanhe o plano municipal de vacinação de sua cidade, pois algumas prefeituras exigem agendamento prévio (de horário e local de vacinação), após o cadastro.

EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Compartilhe

Comente

Leia também