Lei de João Lessa combate a automedicação em Ribeirão Pires

Vereador João Lessa é o autor da lei

Com vistas a combater a automedicação, um dos maiores causadores de intoxicação humana, a cidade de Ribeirão Pires agora conta com uma lei voltada à orientação do cidadão para evitar esta prática.

De autoria do vereador João Lessa (PSDB), a lei 6309/18 obriga todas as farmácias, drogarias, hemocentros, hospitais e unidades de saúde da cidade a afixar cartazes alertando sobre os riscos da automedicação. Desta forma, a partir de agora, estes locais terão placas indicativas com os dizeres “Cuidado! A automedicação coloca em risco sua saúde e sua própria vida”. A legislação ainda permite ao Executivo realizar campanhas educacionais para conscientização da população.

“Segundo pesquisas realizadas pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), os medicamentos foram responsáveis por aproximadamente 28% dos casos de intoxicação humana. Esta lei tem por objetivo informar e conscientizar a população sobre os perigos da automedicação, além de contribuir para redução diária desse risco”, justifica o vereador João Lessa, autor do projeto.

A lei foi sancionada pelo prefeito Kiko Teixeira em dezembro do ano passado e publicada no Diário Oficial de 3 de janeiro deste ano.

Compartilhe

Comente

Leia também