Criar um réptil de estimação é uma experiência fascinante e muito diferente da que se tem com outros pets. Por serem animais ectotérmicos, isto é, que regulam sua temperatura interna a partir da temperatura do ambiente e precisam muitas vezes da lâmpada de aquecimento para répteis.
Eles devem viver em um terrário e dependem de uma série de acessórios para que fiquem bonitos e saudáveis. A seguir, a gente explica melhor como funciona e qual é a importância da lâmpada uvb para répteis no terrário.
Por que os répteis precisam de calor?
Como animais de sangue frio, os répteis regulam sua temperatura interna a partir da temperatura externa. Isso significa que, quando o ambiente esfria, a temperatura do corpo deles cai também. Já quando está quente, a temperatura interna deles sobe.
A questão é que, apesar desse “ajuste”, cada espécie se adapta melhor a determinadas condições de temperatura. Isso influencia no metabolismo dos répteis, tornando-o mais lento ou mais acelerado.
A importância da lâmpada de aquecimento
Na natureza, as temperaturas não permanecem uniformes ao longo de todo o dia e durante as estações do ano. Sendo assim, como os répteis fazem para se manter na temperatura adequada ao funcionamento de seu organismo?
A resposta é simples: eles se locomovem! Quando a temperatura externa é muito baixa, os répteis naturalmente procuram locais aquecidos e iluminados para se esquentarem.
Ao contrário, quando faz muito calor, eles fogem para locais mais frescos e com sombra. É por isso que a lâmpada para aquecimento de terrário é tão importante.
Embora ajude a aumentar a temperatura do terrário como um todo, a lâmpada uv para répteis também direciona o calor para determinada área, permitindo ao réptil escolher entre ficar em um local mais fresco ou mais quentinho.
Como utilizar a lâmpada para aquecimento para répteis
A lâmpada aquecedora para répteis deve servir também para iluminar ou somente para aquecimento, como é o caso das lâmpadas de cerâmica. Nesse sentido, é importante destacar que, além de aquecimento, os répteis também precisam de raios UVB para fazer a metabolização da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio.
A escolha de para onde o calor será direcionado dentro do terrário também é importante para que o uso da lâmpada para répteis seja realmente eficaz. Isso porque a ideia é que o réptil use o gradiente de calor de maneira natural.
No caso de répteis arborícolas, como as iguanas, por exemplo, é interessante que o foco de calor esteja direcionado em parte dos galhos. Assim, a iguana poderá se aquecer sem ter que abrir mão de seus comportamentos naturais.