Kaikan recebe 26º concurso de Haikai neste sábado

A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires (Kaikan) promove amanhã (sábado), dia 21, a partir das 8h em sua sede (Rua 1° de Maio, 56, Centro), seu 26º Concurso de Haiku – encontro nacional de praticantes do Haikai.

Participantes de edições passadas – evento é tradicional na cidade

O evento tem início com reverência dos participantes diante do monumento Haiku no Jardim Oriental (Rua Miguel Prisco, 246, Centro). Na sequência, os participantes irão ao Kaikan para iniciar o concurso.  Na edição desse ano, serão 80 postulantes. Para recepciona-los, os integrantes do Kaikan realizaram mutirão de limpeza do Jardim Oriental. Mais informações: (11) 4825-2645.

O que é o Haikai – O Haikai (ou Haiku) são poemas com origem no Japão no século XVI e se caracterizam por serem pequenos, com métrica e moldes orientais. Nele, habita forma elementar de arte que valoriza o simples, com o objetivo de aguçar no leitor o espírito contemplativo e descritivo das imagens expressas no poema. Há ainda preocupação com a linguagem, pois o haikai tem como sua principal característica a objetividade.

O haikai é composto por três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são formados por cinco sílabas e o segundo verso é por sete sílabas. Quem executa tal arte (ou seja, escreve) é chamado de Haijin e, no Brasil, poetas como Paulo Leminski, Guilherme de Almeida e o jornalista Millôr Fernandes “mergulharam” nesta arte oriental.

Compartilhe

Comente

Leia também